Rio - A nova equipe do Fluminense começa a ser testada a partir desta quarta-feira na estréia no Campeonato Brasileiro. O compromisso diante do Sport, às 20h30min, na Ilha do Retiro, servirá para o técnico Oswaldo de Oliveira pôr em prática o seu time considerado ideal. E como o treinador não terá problemas de escalação, contará com o que tem de melhor.
O Tricolor aproveitou o tempo de inatividade para se preparar para a competição. A equipe fez uma pré-temporada de dez dias em Florianópolis, onde disputou dois amistosos contra o Figueirense e Avaí. O tempo foi o suficiente para Oswaldo de Oliveira observar o desempenho de cada jogador e, assim, optar pela melhor formação. Na experiência feita na capital catarinense sobrou para aqueles que tinham como certa uma vaga no time.
Titular na época em que era comandado por Valdyr Espinosa, o atacante Agnaldo foi preterido por Oswaldo e vai ficar como opção no banco de reservas no Brasileiro. Mas para o confronto de estréia, o jogador nem sequer viajou com a delegação para Recife, pois ficará em tratamento devido a uma lesão na batata da perna direita. Outro que estava credenciado para ficar entre os titulares era o também atacante Roni. No entanto, uma transferência frustrada para o Al Hilal, da Arábia Saudita, acabou atrapalhando o futuro do jogador na equipe tricolor, e será substituído por Caio.
A última vitória do Fluminense sobre o Sport foi no Campeonato Brasileiro de 1995. Na ocasião, o Tricolor venceu por 2 a 0, nas Laranjeiras, com gols de Leonardo e Anderson. Nenhum jogador do atual elenco participou daquela partida. O último jogo entre ambos os times aconteceu na Copa João Havelange, com vitória da equipe pernambucana por 3 a 2. Os dois gols tricolores foram marcados por Magno Alves, artilheiro da equipe na competição com 20 gols.
O Sport vai estrear no Brasileiro sem os zagueiros Alex Pinho e Sandro Blum, além do goleiro Marcelo Moreto e do atacante Rogério Melo, todos recém-contratados e que ainda não foram regularizados. A baixa fica por conta do lateral-esquerdo Dutra, que está se transferindo para o Yokohama Marinos, do Japão, e não defenderá mais o Rubro-Negro na competição.
O passe do jogador pertence ao Santos, mas o empréstimo com o Sport iria até o fim deste ano. Assim, a diretoria rubro-negra vai pedir uma compensação financeira. Do outro lado, os dirigentes do Santos estudam um valor ou até a oferta de empréstimo de um outro jogador ao clube pernambucano.