Edmonton(CAN) - Donovan Bailey teve que usar tênis velhos para correr no sábado no Mundial de Atletismo de Edmonton, depois que autoridades determinaram que seus tênis estavam muito largos.
O canadense de 33 anos usou, então, os tênis com que venceu a final dos 100 metros rasos na Olimpíada de Atlanta, em 1996. Ele foi um dos quatro atletas que tiveram de trocar de tênis na primeira rodada dos 100 metros do Mundial.
O medalha de prata olímpico Ato Boldon, o australiano Matt Shirvington e o britânico Dwain Chambers tiveram que usar tênis emprestados. Mesmo assim, Boldon, de Trinidad, fez o melhor tempo da manhã, com 10,13 segundos em sua eliminatória, mais rápido que Bailey, que marcou 10,20 segundos.
"Os tênis que eu usei na Olimpíada de Sydney não serviam para usar aqui", disse Boldon. "Eu usei um tênis menor que o meu tamanho. Meus pés incharam. Foi ridículo", completou.
Uma porta-voz da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) disse que a Adidas, fabricante dos tênis vetados, recorreria da decisão.
O atual campeão Maurice Greene fez sua primeira aparição no Mundial vencendo sua eliminatória com 10,33 segundos.
A atual campeã do heptatlo, Eunice Barber, liderou a competição com um total de 2.238 pontos. Sua maior rival, Denise Lewis, abandonou a competição por causa de problemas estomacais.
Avard Moncur liderou a corrida para suceder Michael Johnson ao marcar 44,88 segundos na primeira rodada dos 400 metros rasos.