Pênalti dá vitória para a Portuguesa sobre o Coritiba
Quinta-feira, 16 Agosto de 2001, 22h19 Atualizada: Quinta-feira, 16 Agosto de 2001, 22h49
São Paulo – A Portuguesa somou três pontos importantes no Canindé, ao derrotar por 1 a 0 o Coritiba, nesta quinta-feira, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O gol único do jogo foi marcado por Thiago Silva, em cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo. A Lusa passou a somar sete pontos na competição, igualando-se ao próprio Coritiba.
O jogo começou truncado, no meio-campo. Logo aos nove minutos o Coritiba teve uma baixa, quando o atacante Rincon machucou-se numa disputa de bola e foi substituído por Reginaldo. Aos 20 minutos, num contra-ataque da Lusa, Ricardo Oliveira driblou Juliano e, na entrada da área adversária, chutou colocado. Marcelo Cruz estava atento e defendeu. Um minuto depois veio o troco do Coritiba, numa cabeçada de Edinho Baiano, defendida por Carlos Germano.
Aos 32 minutos, a Portuguesa quase abriu o placar após boa cobrança de falta por Vinícius. A bola raspou a trave direita de Marcelo Cruz. Na pressão, a Lusa acabou recompensada. Aos 35 minutos, Ricardo Oliveira invadiu a área do Coxa e tocou para Ricardo Lopes que, antes de chutar, foi derrubado. Thiago Silva cobrou bem o pênalti, no canto esquerdo de Marcelo Cruz, abrindo o placar aos 36 minutos.
Apenas aos 42 minutos o Coritiba conseguiu um lance de perigo, mesmo assim numa cobrança de falta, cobrada por Cris e defendida por Carlos Germano. Pouco depois, aos 44 minutos, Maurinho desceu pela direita e cruzou para a área. No complemento, Zezinho chutou por cima do gol de Marcelo Cruz. O Coritiba teve ainda uma cobrança de falta a favor, já aos 47 minutos, desperdiçada por Alemão.
A vantagem não acomodou a Portuguesa, que continuou pressionando no segundo tempo. Antes dos dez minutos, criou pelo menos três boas oportunidades. No entanto, o Coritiba quase empatou aos 12 minutos, por intermédio de Edmilson. Carlos Germano fez boa defesa.
O Coxa melhorou, passando a ocupar melhor os espaços. Aos 24 minutos, Alemão cobrou falta, mandando a bola rente à trave direita do goleiro da Lusa. Cinco minutos depois, Edmilson aproveitou um cruzamento da direita e, de cabeça, quase fez o gol de empate.
O Coritiba já tomava conta do jogo aos 34 minutos, e teria marcado, caso Edmilson, dentro da área, não tivesse errado um chute. Depois foram duas oportunidades desperdiçadas, respectivamente por Reginaldo e Alexandre. A esperança de empate do Coritiba chegou ao fim aos 47 minutos, depois que Cris teve a última oportunidade, num chute por cima do gol de Carlos Germano. Em seguida, o árbitro Valdomiro Matias encerrou a partida.
Untitled Document
Portuguesa
1
X
0
Coritiba
Local
Estádio do Canindé, em
São Paulo (SP)
Público
não divulgado
Renda
não divulgada
Juiz
Valdomiro Matias Silva Filho (PE)
Gol
PORTUGUESA: Thiago Silva (36min)
Cartões amarelos
Edinho Baiano (Coritiba); Carlos Germano
e Ricardo Oliveira (Portuguesa)
Portuguesa
Carlos Germano; Maurinho
(Alexandre Chagas 46'), Sílvio Criciúma, Vinícius e Thiago Silva; Ricardo
Lopes, Sandro Fonseca, Fabiano e Lúcio (Hernani 77'); Zezinho (Iote 65') e
Ricardo Oliveira. Técnico: Candinho.
Coritiba
Marcelo Cruz, Max Sandro, Edinho Baiano
e Alan (Alexandre 74'); Alemão, Reginaldo Nascimento, Juliano (Filipe Alvim
74'), Edmilson e Fabinho; Cris e Rincón (Reginaldo 9'). Técnico: Ricardo Gomes.