Rio - Agora é oficial. O meia peruano Marko Ciurlizza chegou nesta sexta-feira ao Rio de Janeiro, para se apresentar ao seu novo clube, o Botafogo. O jogador de 23 anos firmou contrato por um empréstimo de um ano, com o Alvinegro desembolsando cerca de R$ 500 mil ao Alianza, de Lima, detentor do seu passe.
Ciurlizza expressou satisfação por poder ingressar no futebol brasileiro, que, segundo ele, continua sendo um excelente espaço para um jogador mostrar o seu valor. Sobre o Botafogo, o meia admitiu que conhece pouco o time, mas confia que terá uma fácil adaptação devido à sua amizade com o técnico Paulo Autuori, com quem trabalhou no Alianza.
“Estou muito feliz por poder incorporar num clube como o Botafogo. Autuori confia no meu trabalho, e vai facilitar as coisas na minha passagem pelo futebol brasileiro.”
Apesar do entusiasmo pela chegada ao Rio, Ciurlizza ainda vai esperar um pouco para estrear com a camisa alvinegra. Por ser estrangeiro, o meia precisa obter o visto de trabalho para exercer a sua atividade no país. A burocracia para obtenção do documento deixará o jogador inativo por cerca de 20 dias. Mas este período acabará servindo para que o peruano se recupere de um estiramento muscular na coxa direita, lesão que sofrera ainda quando defendia o Alianza no Campeonato Peruano.
Como bom patriota, Ciurlizza acompanhou a partida da seleção nacional contra a Colômbia, na última quinta-feira, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. A vitória de 1 a 0 dos peruanos, em Bogotá, acabou devolvendo o entusiasmo ao Peru, que voltou a ter boas chances de, ao menos, conquistar a quinta vaga da competição. Aí, a equipe disputaria a sua classificação para a Copa contra a Austrália, campeão da Oceania. O resultado também foi bom para o Brasil, já que a Colômbia era adversária direta na tabela de classificação.
“Matematicamente ainda existe uma possibilidade para o Peru conseguir a sua classificação. E a equipe vai em busca deste objetivo. Esperamos ajudar o Brasil novamente com uma vitória sobre o Uruguai”, afirmou Ciurlizza, acreditando em outra boa exibição peruana diante de outro concorrente direto dos brasileiros.
Feliz por mais uma aquisição alvinegra, Autuori rapidamente voltou a sua atenção para a equipe que enfrentará neste domingo o Santos, na Vila Belmiro. Apesar da derrota por 1 a 0 para o Goiás, no Maracanã, o treinador só deverá promover uma alteração. O zagueiro Sandro sofreu um estiramento na coxa esquerda e ficará parado 20 dias. Tiago novamente será o seu substituto.