São Paulo – O Grêmio teve que suar para se impor neste domingo ao América-MG no estádio Olímpico, em Porto Alegre, O time gaúcho venceu, por 3 a 1, graças a dois gols de Zinho.
Depois de um primeiro tempo ruim, as duas equipes deram o melhor de si e fizeram uma grande segunda etapa. Zinho, outra vez, foi o nome do jogo e comandou o seu time.
A primeira oportunidade de gol, na verdade, foi do time mineiro. Aos 15, Somália aparou cruzamento à meia altura, da esquerda, e finalizou rente ao poste direito.
Aos 17, o primeiro bom ataque do Tricolor. Rubens Cardoso invadiu a área pela esquerda; poderia ter chutado a gol, mas preferiu o cruzamento; a zaga cedeu escanteio.
O gol do Grêmio veio aos 22. Falta a dez metros da meia-lua, pelo meio. Anderson Lima bateu muito forte, sobre a barreira, no ângulo direito. Golaço. Grêmio 1 a 0.
Sob temperatura mais amena, o ritmo se acelerou no segundo tempo.
O Grêmio voltou rachando. Aos 2, Fábio Baiano cruzou da direita e Rubens Cardoso, livre na marca do pênalti, chutou alto, perdendo o gol.
Aos 9, o América empatou com um gol bonito. Bola de pé em pé, até Somália cruzar alto, da esquerda, encobrindo a zaga. Ruy entrou pela direita e cabeceou no canto esquerdo. Grêmio 1 x 1 América.
Aos 12, outro bom ataque da equipe mineira, que mostrava habilidade no jogo miúdo pelo meio. Tucho passou a Somália, ele entrou na área a dribles e só perdeu o gol porque Danrlei entrou de carrinho em seus pés.
O Grêmio ao segundo gol aos 21, quando Luiz Mário chutou para o gol e a bola bateu no braço de Wellington Paulo. Pênalti. Zinho bateu no canto esquerdo, rasteiro e forte. Raniere foi certo.
Grande jogada de Zinho, aos 24, quase resultou no terceiro gol. Ele cortou dois zagueiros e abriu para Rubens Cardoso, que cruzou rasteiro, na pequena área. Faltou um pé colocar para dentro.
Aos 35, o Grêmio perdeu o volante Gavião, expulso por jogo violento.
Mas não sentiu falta dele e continuou atacando. Aos 38, Luiz Mário girou na grande área pela esquerda e chutou rasteiro; Raniere espalmou para escanteio. Aos 39, novo chute de Luiz Mário, novo escanteio.
Mas o grande gol estava reservado para o último minuto. Zinho entrou a dribles pelo meio, passou por dois zagueiros, driblou o goleiro e chutou para o gol vazio. Golaço. Grêmio 3 a 1.