Dublin - Há quase seis anos, dois gols de Patrick Kluivert acabaram com as esperanças da Irlanda em se classificar para a Eurocopa de 1996. No sábado os irlandeses podem se vingar e tirar a Holanda da Copa do Mundo de 2002.
Em 1995, a Holanda enfrentou a República da Irlanda em uma repescagem disputada no estádio Anfield, em Liverpool, por um lugar no campeonato europeu de seleções do ano seguinte. Agora o local do confronto será o estádio Lansdowne Road, na Irlanda.
Em termos históricos ou de ranking mundial, os irlandeses são a zebra. Mas o fato é que a Holanda precisa vencer para manter suas esperanças de classificação para a Copa da Coréia do Sul e do Japão.
Vice-campeões mundiais em 1974 e 1978, a Holanda é considerada por muitos como a melhor equipe que nunca chegou ao título, enquanto que a Irlanda nunca se classificou para um torneio importante antes que Jack Charlton classificou a equipe para o Campeoanto Europeu de 1988.
Desta vez a Irlanda surpreendeu ao chegar ao final das eliminatórias liderando um grupo que tem, além da Holanda, a seleção de Portugal.
``O problema é que as expectativas aumentaram. Quando as eliminatórias começaram, poucos acreditavam que poderíamos nos classificar'', disse o técnico Mick McCarthy.
``Nós podemos ganhar o grupo, nós podemos chegar em segundo ou até mesmo em terceiro. Tudo depende de como vamos jogar no sábado, e, lógico, de como os holandeses vão jogar''.
O técnico holandês Louis van Gaal, que também treinou o Ajax e o Barcelona, disse ao jornal Irish Sun que assumiu o cargo na seleção com o objetivo de ser ``campeão do mundo''.
``Esse objetivo não poderá ser atingido se nós perdemos -- ou mesmo empatarmos em Dublin'', disse ele. ``Se empatarmos estamos fora, porque a Irlanda não vai perder para Chipre e Portugal não vai perder duas partidas nesta fase''.
A Irlanda lidera o grupo dois das eliminatórias européias com 18 pontos e tem mais duas partidas. Portugal, com 15, e Holanda, com 14, tem mais três jogos.
Equipes prováveis:
Irlanda: Shay Given; Gary Kelly, Steve Staunton, Richard Dunne, Ian Harte; Kevin Kilbane, Matt Holland, Roy Keane, Damien Duff; Robbie Keane, Niall Quinn.
Holanda: Edwin van der Sar; Michael Reiziger, Jaap Stam, Kevin Hofland, Giovanni van Bronckhorst, Mark van Bommel, Boudewijn Zenden, Phillip Cocu, Ruud van Nistelrooy, Patrick Kluivert, Marc Overmars.
Árbitro: Hellmut Krug, Alemanha