Rio - Reações completamente diferentes marcaram a atuação das imprensas de Peru e Uruguai após o jogo entre as duas seleções na terça-feira passada, em Lima, que acabou com a vitória uruguaia por 2 a 0. Enquanto os jornais uruguaios eram puro otimismo, os peruanos não poupavam críticas a sua equipe.
Para o "Líbero", jornal especializado em esportes de Lima, o resultado foi terrível para o país. A manchete do jornal foi "Por que tanta humilhação?". O "Líbero" lembra que o país não consegue uma classificação para um Mundial desde 1982. Apesar disso, o jornal elogia a atuação do meia uruguaio Alvaro Recoba, o melhor em campo.
Já para o "La República", principal jornal do Peru, a culpa pela eliminação peruana está no fato de a equipe não ter atuado bem dentro de casa. O jornal lembrou que antes do Uruguai, o Peru já havia perdido em casa para Colômbia, Argentina, Brasil e Equador. O "La República" também recordou que nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998 o país não perdeu uma única vez atuando no Estádio Nacional de Lima.
Tristeza de um lado, alegria do outro. A imprensa uruguaia comemorou muito a vitória sobre o Peru, que deixou a equipe mais perto da Copa do Mundo de 2002. O "El País", principal jornal uruguaio, deu como manchete nesta quarta-feira "Uruguai consegue vital triunfo". O jornal abre a reportagem da seguinte forma: "Uruguai ganhou. Porém, com justiça. Outra vez estamos na luta para conhecermos Japão e Coréia do Sul".