Rio - O técnico da seleção colombiana, Francisco Maturana, afirmou que ainda acredita que sua equipe vá se classificar para o Mundial, apesar do empate em 0 a 0 com o Equador, em Bogotá, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Os colombianos ocupam a sexta posição na tabela, com 20 pontos conquistados.
“Ainda estamos vivos na competição e nada poderá nos enterrar. O momento é difícil, mas ainda tenho a certeza da classificação. Sei que os jogadores vão continuar atuando com dignidade. Sei das dificuldades de garantirmos a classificação, mas que bom que ainda podemos falar em classificação”, afirmou Maturana.
Apesar do otimismo e de reconhecer que a Colômbia tem chances matemáticas de se classificar, o treinador lamentou alguns tropeços de sua equipe ao longo da competição.
“Perdemos valiosas oportunidades para nos classificarmos com certa antecedência. Empatamos com a Venezuela, perdemos para o Peru e empatamos com o Equador dentro de casa. Poderíamos estar numa situação muito cômoda na competição”, lamentou Maturana.
Sobre o adversário, Maturana elogiou muito o comportamento em campo da seleção equatoriana. “O Equador já conhecia a nossa forma de atuar e foi inteligente dentro de campo. Acabamos sendo uma presa fácil para eles”, afirmou Maturana.
O treinador criticou a expulsão do meia Serna, dizendo que o jogador acabou se deixando levar pela forte pressão da partida.
Apesar do otimismo de Maturana, a imprensa colombiana já não acredita mais na classificação. Nesta quinta-feira o El Espectador, principal jornal do país, estampou a seguinte manchete: "Sayonara Colômbia, estamos fora do Mundial".