São Paulo – Venus levou a melhor no duelo com a irmã Serena e conquistou o título do US Open feminino na noite deste sábado. A mais velha das irmãs Williams fez 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em 1h10 de jogo.
O primeiro set foi um passeio de Venus, mas Serena equilibrou a partida no segundo. O jogo foi decidido no nono game, em que Venus quebrou o serviço da irmã. Depois foi só confirmar o próprio saque.
Venus, que conquistou o bi da competição, faturou US$ 850 mil em prêmios. Serena, ganhadora do Aberto em 1999, cometeu 36 erros não-forçados numa performance errática no Arthur Ashe Stadium. Ela ganhou 425 mil dólares. As irmãs se abraçaram na rede depois da partida e Venus disse ``Eu te amo'' para a irmã.
A final foi a primeira entre tenistas negras e também a primeira entre irmãs em 117 anos, desde que Maud Watson ganhou a primeira final de Wimbledon em 1884.
``Há coisas boas e coisas ruins (sobre ganhar)'', disse Venus, 21, durante a cerimônia de premiação. ``Eu sempre quero que Serena ganhe, então é esquisito porque eu sou a irmã mais velha. Eu cuido da Serena''.
Serena retrucou: ``Eu estou chateada, mas não muito, porque Venus ganhou e eu ainda sou jovem. Tenho apenas 19 anos e mais alguns anos (pela frente)''.
As irmãs entraram no estádio lotado com 23.023 pessoas e muitas celebridades para serem aplaudidas de pé. Uma bandeira dos EUA foi aberta na quadra e a cantora Diana Ross fez uma performance com um coral jovem entoando ``God Bless America''. A festa terminou com a explosão de fogos sobre o estádio.