Rio - São Paulo e Palmeiras vêm de resultados ruins no Campeonato Brasileiro. Eles se enfrentarão neste sábado, às 15h, no estádio do Morumbi, procurando uma reação. Enquanto o Verdão é o vice-líder com 29 pontos, o Tricolor ocupa a oitava posição, com 24.
A novidade do São Paulo, que não marca um gol sequer há três jogos, é a volta do meia Leonardo, recuperado de lesão no joelho direito. O meia treinou normalmente na última quinta-feira e está liberado pelo departamento médico. Ele deve substituir o volante Douglas, que começou jogando contra o Santos, quarta-feira passada, na Vila Belmiro.
“Estou me sentindo bem. Ainda estou me recuperando de algumas dores, mas se fui para o campo é porque estou bom. Ainda mais em um jogo de tanta tradição, que mexe com todo mundo, como é esse clássico”, disse Leonardo.
O esquema tático, com cinco jogadores no meio-campo, será mantido pelo técnico Nelsinho Baptista. “Quero mexer o mínimo possível no time que jogou contra o Santos”, afirmou o treinador.
Outra alteração, será a entrada de Jean no lugar de Wilson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele formará a zaga com Reginaldo. A falta de entrosamento da dupla, para Jean, não será problema.
“O Reginaldo já está aqui no São Paulo desde o início do ano e eu já sei a forma como ele joga”, explicou Jean.
A última vez que os dois jogaram juntos foi contra o Santos. Jean entrou no segundo tempo. Antes disso, apenas na estréia de Reginaldo no Tricolor, empate por 1 a 1 com o Botafogo, pelo Torneio Rio-São Paulo.
Há ainda uma dúvida: o lateral-esquerdo Gustavo Nery sente uma lesão no joelho esquerdo e pode ser substituído por Lino.
No Palmeiras, o clima é mais pesado. O time não vence a quatro partidas e ainda perdeu todos os clássicos que jogou este ano, acrescentado à pressão da torcida, que pichou as dependências do clube após a derrota para o Corinthians. Para isso, o técnico Celso Roth voltará a escalar o esquema do início da competição com três volantes, já que Galeano, que volta de suspensão automática, se junta a Fernando e Magrão para compor o meio-campo palmeirense, que ainda conta com o meia Lopes.
“Contra o São Paulo vamos voltar com o esquema que vínhamos trabalhando e vinha dando certo. Nos últimos jogos tivemos que mudar o esquema, já que em um jogo o Pedrinho não jogava, no outro o Lopes, o Galeano...”, argumentou Roth.
Com isso, Pedrinho joga mais avançado e auxilia o atacante Tuta no ataque. A outra mudança será na lateral-direita. O titular Arce se apresentou à seleção de seu país, Paraguai, e não joga contra o São Paulo. Daniel ganha uma nova oportunidade.