Rio - Neste sábado, às 16h, Corinthians e Portuguesa se enfrentam pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida não vai ser em São Paulo, onde acontecem normalmente os clássicos paulistas, e, sim, em Limeira. O local foi escolhido por causa do outro clássico que acontecerá no mesmo horário, entre São Paulo e Palmeiras, na capital.
Mas o fato peculiar que marca este confronto é o equilíbrio entre as duas equipes. Nos últimos dez jogos entre o Timão e a Lusa, cada equipe ganhou quatro partidas e empataram nas outras duas oportunidades. Ou seja, o que se verá em campo será muita disputa.
O Corinthians, embalado pela vitória no último jogo por 4 a 2 sobre o Palmeiras espera repetir a boa atuação contra a Portuguesa. Para isso, o técnico Wanderley Luxemburgo deve manter, praticamente, a equipe.
A principal arma do treinador corintiano é o atacante Luizão. O jogador já atuou em três partidas, depois de ter sofrido uma operação no joelho direito, ficando mais de cinco meses afastado dos gramados. E foi justamente contra a Portuguesa que o atacante sofreu a contusão no Campeonato Paulista. Mas, segundo o jogador, não existe nenhum tipo de rancor.
O meia Ricardinho e o volante Otacílio, ambos machucados, devem continuar fora, o que força Luxemburgo a manter o esquema 3-5-2. Com isso, Ângelo tem nova chance na lateral direita e Fabinho, no meio-campo.
Já a Portuguesa começa a embalar na competição. O time do técnico Candinho ganhou as duas últimas partidas, contra o Botafogo-SP (1 a 0) e Internacional (3 a 0). Apesar de ainda não estar entre os oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, aos poucos, a Lusa vai conquistando o seu espaço.
“Quando os adversários perceberem estaremos lá em cima”, avisou o meia-atacante Lúcio que deve ser escalado deslocado ao ataque, junto com Evandro. Isto porque os dois atacantes, Hernani e Ricardo Oliveira, levaram o terceiro cartão amarelo, no último jogo.