Rio - Vivendo momentos distintos no Campeonato Brasileiro, Vasco e Botafogo lutam neste sábado, às 16h, no Maracanã, para seguir respirando na competição. Mas, enquanto um tenta se aproximar do paraíso da zona de classificação, o outro busca se afastar do inferno de ficar entre os quatro que serão rebaixados para a Segunda Divisão no ano que vem.
Neste caso, a situação mais complicada é a do Botafogo. Com 19 pontos, a equipe ocupa a 20ª colocação, com o precipício estando próximo, o que faz com que a vitória se torne obrigatória. Já o Vasco vive um momento um pouco mais ameno e, apesar da 17ª posição, o time está a apenas cinco pontos da oitava colocada, a Ponte Preta, que soma 27.
A derrota (2 a 0) para o Inter-RS, na última quarta-feira, não abalou a confiança no Vasco. Após duas vitórias convincentes no Brasileiro, dentre elas uma goleada (5 a 1) em cima do arqui-rival Flamengo, a equipe vascaína reencontrou a motivação, fortalecendo o grupo para a seqüência da competição. O técnico Hélio dos Anjos é uma dos mais entusiasmados e promete mexer pouco no time em relação ao que foi derrotado no Beira-Rio. João Carlos entrará no lugar de Geder, expulso, e Euller volta o ataque depois que cumpriu suspensão automática.
Há seis jogos sem saber o que é vencer, o Botafogo começa a dar sinais de preocupação quando o assunto é rebaixamento. Mas o técnico Paulo Autuori não se dá por vencido e garante uma boa exibição diante do rival, para tentar afastar temporariamente este perigo. Assim como o treinador vascaíno, Autuori não faz mistério e só fará uma alteração na equipe em relação à que empatou (2 a 2) com o Flamengo. O lateral-direito Wilson entrará na vaga deixada por Leonardo, expulso no clássico da última quarta-feira, no Maracanã.