Rio - Sensação da Copa João Havelange, o São Caetano teve esta referência até o início deste Campeonato Brasileiro. Agora, líder da competição mais importante do país, o time paulista deixou de ser uma promessa e passou a preocupar adversários tidos como grandes do nosso futebol. E o próximo da lista será o Vasco, que receberá a equipe paulista no próximo sábado, em São Januário.
Nem mesmo o último compromisso pela Copa Mercosul, nesta quarta-feira, contra o Cerro Porteño, está sendo capaz de desviar a atenção do grupo vascaíno. Como já fora eliminado do torneio sul-americano, o Vasco concentra as suas energias no Brasileiro, competição em que defende o título justamente em cima do adversário deste sábado.
E a final da Copa JH não sairá tão cedo da memória do torcedor vascaíno. Em dezembro do ano passado, Vasco e São Caetano começaram a decidir a competição, criada em substituição ao tradicional Campeonato Brasileiro. Mas um episódio em São Januário, que teve o alambrado derrubado pela multidão que assistia à partida, quase tira o brilho da conquista da equipe carioca. Com o acidente e por falta de datas, os dois times voltaram a campo somente em janeiro deste ano, quando o Vasco, enfim, chegou ao seu quarto título nacional.
Apesar de não ter boas lembranças de São Januário, o presidente do São Caetano, Nairo de Souza, garante que o problema já foi superado há algum tempo. O dirigente disse que se encontrou com Eurico Miranda, em função de reuniões visando ao Campeonato Brasileiro, e afastou qualquer tipo de problema de relacionamento com o presidente do Vasco.
Na final em São Januário, o clube carioca não disponibilizou ingressos para a torcida do São Caetano, o que fez com que o estádio fosse tomado somente por vascaínos. Na ocasião, o episódio indignara o dirigente do Azulão, que ameaçara não pôr em campo o seu time. Mas agora o próprio Nairo faz questão de encerrar o assunto:
“A partida de sábado será totalmente diferente, pois a do ano passado era uma decisão. Não tenho dúvidas de que o São Caetano encontrará muitas dificuldades, assim como não tenho qualquer tipo de problema com o Vasco, como as pessoas imaginam”, garantiu Nairo.