Zagueiro do Bota protegido por Romário dá vitória ao Vasco
Sábado, 13 Outubro de 2001, 17h46 Atualizada: Sábado, 13 Outubro de 2001, 18h22
São Paulo – O atacante Romário deitou e rolou neste sábado em cima do zagueiro Tiago, do Botafogo, que tem sua sua carreira administrada pelo Baixinho. O artilheiro vascaíno fez um gol na vitória, por 3 a 1, em cima do rival e viu seu ‘protegido’ marcar contra o gol que definiu a partida no estádio do Maracanã na tarde deste sábado.
A partida começou num ritmo alucinante. Logo no primeiro minuto, Euller recebeu lançamento de Juninho Paulista e tentou encobrir Wagner, mas a bola foi para fora.
A resposta veio um minuto depois. Cláudio foi na linha de fundo e cruzou para Rodrigo, que dominou, driblou Odvan, mas chutou para fora. Aos quatro minutos o árbitro William Neri errou e prejudicou o Botafogo. Artur entrou na área e foi derrubado por João Carlos, mas o pênalti não foi marcado.
Os dois times seguiam pressionando. A zaga vascaína demonstrava alguns erros de posicionamento, enquanto a defesa botafoguense, marcando em linha, era um verdadeiro convite para os velozes atacantes do Vasco.
Com mais presença no meio de campo o Botafogo abriu o placar aos 15 minutos. Rodrigo cobrou escanteio, Tiago escorou para o meio da área e Dênis completou para o gol.
A desvantagem fez com que o Vasco partisse com tudo em busca do empate. Aos 21 minutos, Juninho Paulista cobrou falta e a bola foi para fora. Aos 28, Juninho Paulista tocou para Euller, que chutou para fora.
De tanto insistir, o Vasco chegou ao empate. Aos 34 minutos, Bóvio, de trivela, lançou Euller, que penetrou na área e cruzou para Romário escorar para o gol.
Depois disso, as melhores chances do primeiro tempo foram do Botafogo. Aos 37 minutos, Rodrigo tocou para Artur que, de calcanhar, ajeitou e Leonardo Inácio chutou para fora. Cinco minutos depois Rodrigo foi lançado e Helton fez arrojada defesa nos pés do meia alvinegro.
O segundo tempo começou num ritmo mais tranqüilo. Aos quatro minutos, Rodrigo cobrou falta e Fabiano cabeceou para fora. A resposta veio dois minutos depois. Bóvio arriscou de fora da área e Wagner espalmou para escanteio. O mesmo Wagner voltou a salvar aos oito minutos, defendendo chute de Léo Lima, que tinha desviado em Leonardo Inácio.
Aos 12 minutos, Fabiano tocou para Artur, que chutou para fora. Mas num momento que o Botafogo parecia melhor em campo o Vasco desempatou, aos 15 minutos. Rafael rolou para Juninho Paulista que cruzou a bola na área; Tiago se antecipou a Romário, mas acabou marcando um gol contra.
Wilson arriscou chute de fora da área e Helton defendeu aos 18 minutos. Um minuto depois o Botafogo tirou a dupla de atacantes, Artur e Cláudio, colocando Felipe e Ronaldo em campo. As mudanças surtiram poucos efeitos.
Romário perdeu ótima chance aos 22 minutos. Ele recebeu lançamento de Rafael na grande área e completou para fora, com Wagner batido na jogada. Três minutos depois Euller arriscou chute para fora.
O Vasco sobrava em campo. Aos 27 minutos, Romário foi lançado e encobriu Wagner, mas a bola tocou na trave. De tanto insistir o Vasco ampliou aos 34 minutos. Léo Lima lançou Rafael, que driblou Wagner e tocou para o gol.
Aos 38 minutos Rodrigo recebeu falta, reclamou da violência da jogada e acabou expulso. Na cobrança Ronaldo mandou a bola para fora. Aos 41 minutos, Juninho Paulista cruzou para Euller, que chutou e Wagner defendeu com dificuldades, evitando a goleada.
Untitled Document
Vasco
3
x
1
Botafogo
Local
Estádio: Maracanã, Rio
de Janeiro
Público
17.122 presentes (renda não
divulgada)
Árbitro
William Marcelo Souza Neri (RJ)
Gols
VASCO: Romário (34´),
Tiago, contra (60´) e Rafael (79´)
BOTAFOGO: Dênis (15´)
Cartões amarelos
João Carlos e Donizete Oliveira
(Vasco) e Cláudio, Tiago, Dênis, Fabiano e Rodrigo (Botafogo)
Cartão vermelho
Rodrigo (83´)
Vasco
Helton, Rafael, Odvan,
João Carlos e Gilberto; Ricardo Bóvio, Donizete Oliveira,
Fabiano Eller (Léo Lima 46´) e Juninho Paulista; Euller e Romário
- Técnico: Hélio dos Anjos .
Botafogo
Wagner, Wilson, Dênis, Tiago
e Leonardo Inácio; Carlos Alberto, Leandro Ávila, Ciurlizza
(Fabiano 46´) e Rodrigo; Artur (Felipe 64´) e Cláudio
(Ronaldo 64´) - Técnico: Paulo Autuori.