Rio - O Corinthians inicia nesta quarta-feira a sua luta para chegar às semifinais da Copa Mercosul contra o Universidad Católica, em Santiago, a partir das 21h50 (de Brasília) e esquecer a má fase no Brasileiro. O time paulista, classificado em primeiro lugar do Grupo C, não poderá contar com Dida, Renato, Fabrício e César Sampaio, que não puderam ser inscritos no torneio. O time chileno classificou-se em segundo lugar do Grupo A.
Sem poder contar com a sua força máxima, o técnico Wanderley Luxemburgo pode passar a adotar dois esquemas táticos diferentes nas duas competições que disputa. Com os novos reforços o treinador tinha adotado o 4-4-2 no Campeonato Brasileiro, mas na falta deles o 3-5-2 será a principal opção no torneio sul-americano.
Como Dida e César Sampaio são titulares, o jovem goleiro Rubinho ganhará uma nova oportunidade como titular, assim como Otacílio. Pelo menos enquanto o Timão estiver disputando a Mercosul o volante deve ser a opção para o lugar de Sampaio no meio-de-campo corintiano. Luxemburgo ainda tem uma dúvida no ataque entre Deivid e Leandro. O treinador só deve divulgar sua decisão momentos antes do início da partida.
No Universidad Católica, que no último fim de semana derrotou o Cobreloa por 1 a 0, em Calama, pelo Campeonato Chileno, o técnico Juvenal Olmos faz mistério quanto ao esquema e à escalação do time. Ele assistiu a vídeos de jogos do Corinthians e tem várias opções para armar a equipe. De certo é que ele não poderá contar com o meia Milovan Mirosevic, que está com um estiramento muscular na coxa esquerda, e o atacante argentino Iván Gabrich, que se recupera de uma contratura.
A equipe chilena pode jogar no 3-5-2, com uma dúvida apenas no meio entre Segóvia e Ponce. Mas se Olmos resolver escalar a equipe mais ofensiva, no 3-4-3, como contra o Cobreloa, Norambuena entraria no lugar do volante Ormazábal. Olmos não acredita muito na força corintiana, o que faz prever que opte pela formação mais ofensiva. Mas antes de decidir ele conversaria com um auxiliar que foi a São Paulo assistir à derrota do adversário para o Grêmio no último domingo.