Madri - Roberto Carlos viajará ao Brasil na próxima sexta-feira para cumprir os regulamentos da Fifa, embora não possa jogar contra a Bolivia com sua seleção e os médicos do Real Madrid tenham lhe recomendado "repouso absoluto".
Roberto Carlos foi nesta terça-feira a uma clínica de Madri para ser submetido a uma ecografia no joelho. O jogador não estava muito satisfeito e mandou os jornalistas ao médico do time para conhecer os resultados da prova.
"Os resultados da ecografia confirmaram os da ressonância magnética nuclear de uma semana atrás. O jogador tem uma inflamação aguda no tendão rotuliano que já sofre, há algum tempo, um processo crônico", explicou o doutor Juan Carlos Hernández Hernández.
"Nosso conselho é que não jogue e que em dez ou quinze dias não faça nenhum esforço com a joelho", disse o médico.
Apesar ao diagnóstico, Roberto Carlos tem que incorporar-se à seleção brasileira na próxima sexta-feira, seguindo as normas da Fifa.
"Nós enviamos o relatório e cópias de todas os exames a que foi submetido o jogador para a Confederação Brasileira de Futebol, mas não podemos fazer nada mais", disse Hernández.
"Preferiríamos que seguisse o tratamento conosco, embora saibamos que lá (no Brasil) receberá o mesmo cuidado e tratamento", acrescentou.
O Real Madrid está tentando com a CBF a possibilidade de que o jogador não tenha que viajar. Emilio Butragueño, diretor esportivo adjunto do Real Madrid, esteve no centro médico do clube para conhecer em primeira mão o estado do jogador e os contatos estabelecidos com o Brasil.
"Quando se produz um agravamento numa lesão crônica no tendão, como é o caso de Roberto Carlos, sempre há fibrose no tendão. Primeiro é preciso repouso ao tendão e depois começar com suaves exercícios. Contra a Bolívia ele não poderá jogar de nenhuma maneira e contra a Venezuela seria preciso esperar sua evolução", disse o médico do Real Madrid.
Caso Roberto Carlos viaje ao Brasil, o Real Madrid quer que ele volte o mais rápido possível para continuar o tratamento.