Rio - Obrigado a escolher dois dos três jogadores do Flamengo convocados para a Seleção Brasileira, o técnico Zagallo procurou tirar dos seus ombros a responsabilidade pela opção de Juan e Edílson, e por ter preterido Vampeta.
Os escolhidos enfrentam neste sábado o Fluminense, no Maracanã, e depois seguem para Teresópolis, onde o Brasil fará a sua preparação para as partidas finais das Eliminatórias sul-americanas. Já Vampeta terá de se apresentar ao técnico Luiz Felipe Scolari antes do Fla-Flu.
“O Marco Antônio Teixeira (secretário-geral da CBF) e o Lopes (coordenador técnico) pediram para liberar o Vampeta e eu apenas acatei”, garantiu Zagallo.
Depois de explicar o motivo que o levou a abrir mão de Vampeta, o Velho Lobo, antes indignado com a péssima exibição da equipe na derrota para o Grêmio, agora aposta na recuperação da equipe no Campeonato Brasileiro. “Uma vitória como a de ontem (última quarta-feira) sempre nos ajuda e prova que o time pode render muito mais no Brasileiro”.
A goleada de 4 a 0 sobre o Independiente deu ao Flamengo a vaga às semifinais da Copa Mercosul. Um resultado que foi suficiente para dar uma injeção de ânimo à equipe para o Fla-Flu, mas não ao rigor de bem pouco tempo atrás. Edílson e Beto foram liberados pela comissão técnica e só se reapresentam ao clube na véspera do clássico, contrariando uma determinação da diretoria rubro-negra que, pelo andar da carruagem, desistiu da idéia do treinamento em tempo integral.
Edílson seguiu de Brasília para a Bahia, onde visitará a família, enquanto o meia Beto não teve um motivo aparente pela sua liberação. O capitão rubro-negro não quis comentar o assunto e se reservou apenas a comentar o excelente resultado obtido na Mercosul.
“O grupo assimilou a responsabilidade que envolvia a partida e, por isso, conquistou um grande resultado. Espero que as coisas continuem assim”.
Sobre a equipe que entra em campo neste sábado, Zagallo ainda não decidiu pelo substituto de Petkovic, expulso no confronto contra o Grêmio. Já na vaga deixada por Reinaldo, pelo mesmo motivo do iugoslavo, o treinador optou por Roma.
O lateral Cássio operou o apêndice na última quarta-feira e só deve voltar ao time no segundo jogo da semifinal da Mercosul, no dia 28 de novembro. Com isso, é provável que Anderson ocupe a posição até o retorno do jogador.