La Paz (Bolívia) - O município boliviano de El Alto inaugurou o estádio olímpico situado na maior altitude do mundo, a 4.082 metros sobre o nível do mar, cerca de 400 metros a mais de onde está construído o emblemático "Hernando Siles", em La Paz.
O estádio esportivo de El Alto foi inaugurado na sexta-feira pelo presidente do país, Jorge Quiroga, que felicitou o empenho do prefeito da cidade, José Luis Paredes, que se propôs a construir um estádio esportivo de primeiro mundo nas alturas de sua cidade.
O estádio possui uma área de 9.750 metros quadrados e oferecerá 48.000 assentos para os torcedores, três mil a mais que o "Hernando Siles", o mais importante da Bolívia.
A altitude dos estádios bolivianos foi considerada, nos últimos anos, um obstáculo para o bom desempenho das equipes estrangeiras, embora na Bolívia essas críticas tenham sempre sido combatidas com argumentos médicos e históricos.
Além do estádio "Hernando Siles", situado a 3.600 metros do nível do mar, a Bolívia tem estádios para torneios profissionais na cidade de Oruro, a 3.702 metros, e em Potosí a 3.976 metros, entre os mais altos.
É justamente no estádio "Hernando Siles" que a seleção de futebol da Bolívia irá receber a do Brasil, na penúltima rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2002.