Rio - O Equador enfrenta o Uruguai nesta quarta-feira no Estádio Athaualpa, em Quito, precisando de um simples empate para garantir vaga no Mundial do próximo ano.
O jogo, que é válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, começa às 19h (de Brasília).
Os equatorianos querem a revanche do primeiro turno, quando, jogando em Montevidéu, foram goleados por 4 a 0. Atualmente o Equador está na terceira colocação das Eliminatórias com 29 pontos ganhos, enquanto os uruguaios, com 25 pontos, ocupam a quinta posição na tabela de classificação.
Qualquer resultado positivo para o Equador ainda ajudará mais o Brasil, que está em quarto lugar tentando se distanciar do Uruguai. Sendo assim, caso os uruguaios percam e a Seleção vença, o time nacional garante a vaga.
Hernán Darío Gómez, técnico da seleção equatoriana, acredita que o Equador tem condições de se classificar, mas lembra que o jogo será muito complicado.
“O jogo contra o Uruguai será tão difícil como os contra Brasil, Argentina, Bolívia e Colômbia. Será uma partida dura e complicada para os dois lados”, afirmou Gómez.
Para esta partida Gómez vai repetir a formação que goleou a Bolívia por 5 a 1 na rodada passada. Mas ele já avisou que o meia Aguinaga vai entrar no segundo tempo se tiver necessidade de tornar a equipe mais ofensiva.
No Uruguai o técnico Víctor Púa quer seu time atacando de forma organizada, de preferência explorando os contra-ataques.
“Temos que suportar a pressão inicial do Equador para depois tentar o ataque. Sabemos que uma vitória nos deixará em excelente condição”, afirmou Púa.
Nesta partida Púa não poderá contar com o meia Magallanes, suspenso, e com o meia Chevantón, machucado. Desta forma ele desistiu do 3-5-2 e vai armar a equipe no esquema 4-4-2.
Se vencer, o Uruguai assegura pelo menos o direito de disputar a repescagem contra a Austrália, campeã da chave da Oceania.