Roma - Duzentos e quarenta e quatro atletas que estão na Itália assinaram um documento que lança uma campanha pela paz, com a esperança de que não existam guerras "nem agora, nem nunca".
Vários jogadores brasileiros participam da campanha, entre eles Ronaldo, Cafu e Emerson.
O documento foi idealizado pelo meio-campo do Roma Damiano Tommasi que há anos faz parte de projetos solidários, e lançado através da "Emergency", organização não-governamental de ajuda humanitária, que há anos conta com dois hospitais no Afeganistão, dos quais um deles permanece aberto, apesar do conflito bélico.
"Desejar a paz não significa não respeitar a memória de quem morreu nos atentados. Confiar na paz não significa não ter chorado pelas milhares de vítimas inocentes. Pedir a paz não significa não se opôr a qualquer forma de terrorismo. Ter esperança na paz significa acreditar nos homens de qualquer raça ou religião. Diálogo e integração podem conseguir mais que qualquer arma", diz o documento "Esporte e Paz".
O documento inclui a assinatura de medalhistas olímpicos, campeões mundiais e europeus, e quase todos os jogadores da primeira divisão italiana, locais ou estrangeiros como os brasileiros Ronaldo, Marcos Assunção, Cafu, César, Zago e Emerson, e os argentinos Matías Almeyda, Abel Balbo, Lucas Castroman e Hernán Crespo.
Figuram também, entre outros, como assinantes o francês Vincent Candela, o iugoslavo Predrag Mijatovic, o chileno Sebastián Cejas, o colombiano Iván Córdoba e o espanhol Gaizka Mendieta.