Rio - Após o empate em 1 a 1 com o Uruguai os equatorianos saíram às ruas das principais cidades do país para comemorarem a classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2002. Mas o saldo dos festejos acabou sendo trágico, com um morto e 11 feridos.
No porto de Guayaquil, um dos pontos de encontro entre os torcedores, um homem foi morto após ter sido atropelado por uma veículo. Além disso, 11 pessoas ficaram feridas, sendo que uma delas foi atingida por uma bala.
Alheio ao assunto o presidente do Equador, Gustavo Noboa, parabenizou a delegação do Equador pela classificação. Em declaração após o jogo o presidente disse que estava mandando um abraço carinhoso aos que participaram da conquista, pois estes demonstraram união típica dos vencedores.
Já o técnico da seleção equatoriana, Hernán Darío Gómez, dedicou a classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2002 ao técnico da Colômbia, Francisco Maturana. Também colombiano, Gómez lamentou o fato do time de Maturana estar em situação tão complicada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.
“Esta vitória é para os equatorianos e para Maturana. Espero que os colombianos estejam comemorando nossa classificação pela afinidade que temos. Só lamento o fato da Colômbia estar em situação tão complicada nestas Eliminatórias”, afirmou Gómez.