Fla arranca vitória em Minas e foge da zona de rebaixamento
Quinta-feira, 08 Novembro de 2001, 22h17 Atualizada: Quinta-feira, 08 Novembro de 2001, 22h47
São Paulo – Júlio César e Roma salvaram a pele do Flamengo na noite desta quarta-feira. O time rubro-negro derrotou o Cruzeiro, por 1 a 0, no Mineirão, e conseguiu escapar da zona de rebaixamento do Brasileirão-2001. O resultado praticamente sepultou as já remotas chances de classificação do time mineiro.
O Cruzeiro foi melhor na partida. Dominou o jogo no primeiro tempo e teve uma série de chances de marcar na etapa final. Porém, Júlio César brilhou com uma seqüência de defesas garantindo o zero no marcador.
Com exceção de uma falta cobrada pelo meia Ricardinho, do Cruzeiro, que obrigou o goleiro do Fla a uma importante defesa, os primeiros 25 minutos de partida pouco ofereceram de emoção para os torcedores. Lentos e sem imaginação, os dois times tumultuavam o jogo no meio de campo.
O panorama mudou, no entanto, na segunda metade da etapa inicial. E o time de Zagallo foi quem primeiro ameaçou, aos 28, com uma bola cruzada por Petkovic, que ganhou efeito e quase enganou o goleiro André, que se recuperou a tempo de espalmá-la para o travessão.
A resposta mineira veio três minutos depois, com grande jogada do lateral-direito Maicon, que driblou três adversários antes de bater rente à trave direita de Júlio César. Jussiê ainda desperdiçou duas oportunidades.
Os rubro-negros tiveram, aos 44, a melhor chance de abrir o marcador. O zagueiro Leonardo Valença recebeu cruzamento e finalizou, tirando do goleiro André; Sérgio Manoel, no entanto, salvou os cruzeirenses
em cima da linha.
O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com disposição redobrada. Com jogadas bem trabalhadas, os mineiros envolviam o time carioca. Foi a vez então do goleiro Júlio César aparecer como destaque.
Com grandes defesas, o goleiro rubro-negro evitou por diversas vezes o gol do adversário. Aos 15 e aos 16, Júlio César apareceu para salvar o Cruzeiro em conclusões de Alex e Adriano Chuva.
A sorte também mostrou estar do lado do Flamengo, como na bola chutada por Adriano Chuva, que bateu na trave rubro-negra.
Acuado, em seu campo de defesa, a equipe carioca teve uma chance para marcar. E não desperdiçou; Petkovic, perseguido por uma das torcidas organizadas do Flamengo durante a semana, ajeitou de calcanhar para Roma decretar a vitória que alivia a crise do Flamengo, pelo menos por enquanto.
Untitled Document
Cruzeiro
0
X
1
Flamengo
Local
Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Público
não divulgado
Renda
não divulgada
Juiz
Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Gol
Flamengo: Roma 81'
Cartões amarelos
Leonardo Valença, Gilmar, Alessandro,
Beto, Jackson (Flamengo); Augusto, Jussiê (Cruzeiro)
Cruzeiro
André, Maicon, Luisão,
João Carlos e Rodrigo (Adriano Chuva 38'); Augusto (Abedi 57'), Ricardinho,
Sérgio Manoel e Jorge Wagner; Alex e Jussiê. Técnico: Marco Aurélio.
Flamengo
Júlio César, Alessandro, Gilmar. Leonardo
Valença e Ânderson; Jorginho, Rocha, Beto e Petkovic; Reinaldo (Jackson
46') (Fernando 89') e Roma (Sobrinho 85'). Técnico: Zagallo.