São Paulo – O australiano Lleyton Hewitt vai encerrar o ano como número 1 do ranking, desbancando o brasileiro Gustavo Kuerten. O novo líder da Corrida dos Campeões derrotou o compatriota Patrick Rafter por 2 sets a 0 (7/5 e 6/2) nesta sexta-feira, em Sydney, na última partida da fase de classificação da Masters Cup.
Com a vitória, Hewitt soma mais 20 pontos e acaba com a vantagem de oito que Guga – já eliminado e que não joga mais nesta temporada - tinha antes da partida entre os australianos. A diferença ainda pode aumentar, uma vez que o rival está classificado às semifinais e enfrenta o espanhol Juan Carlos Ferrero. Se vencer, garante mais 40 pontos. Hewitt, com 20 anos, é o tenista mais jovem a terminar o ano como número 1 do mundo.
A derrota do brasileiro na madrugada desta sexta para Kafelnikov também ajudou na consagração de Hewitt. O campeão de Roland Garros se despediu da Masters Cup com três derrotas em três jogos e deu adeus ao sonho de ser campeão da temporada pela segunda vez consecutiva. Em suas últimas 10 partidas, ele perdeu nove. Apesar da má fase, Guga diz estar com uma contusão na virilha a ameaça não disputar o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, em janeiro de 2002.
O catarinense só ficou como número 2, pois o americano Andre Agassi – que também tinha chances de passar Guga antes do início da competição –está fora da próxima fase da Masters Cup.
Apesar de serem compatriotas, Rafter não facilitou a vida de Hewitt na partida desta sexta e surpreendeu o adversário com um bom jogo de fundo de quadra, saindo do seu estilo de saque e voleio. Mas o novo número 1 do mundo mostrou a velocidade de sempre e conseguiu quebras no 5º e 11º games – e levou no 6º.
Hewitt teve seis chances de quebra, contra apenas duas do adversário. Na segunda série, Rafter já teve o saque quebrado logo em seus dois primeiros serviços. Hewitt manteve a vantagem até o final. Para fechar, ele precisou de seis match points.
No total, o líder do ranking teve quatro duplas faltas, quatro aces e oito breaks points. Já Rafter teve duas duplas faltas, um ace e cinco break points.