Belo Horizonte - O América conta com um torcedor especial para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro: o técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari. Por intermédio do treinador Lula Pereira, Scolari vem mantendo contatos com alguns jogadores e transmitindo confiança à equipe.
Após a derrota de 2 a 1 para o Santa Cruz, domingo, em Recife, o zagueiro Wellington Paulo recebeu um telefonema de Felipão. “Ele me disse para não nos abatermos e me pediu para unir o grupo", conta o capitão do time. “E citou como exemplo o que aconteceu com o Brasil, após a derrota para a Bolívia. A partida contra a Venezuela foi o jogo da vida dos jogadores e vamos fazer o mesmo diante do Bahia."
Luiz Felipe já havia conversado com Wellington Paulo, no sábado, antes do jogo contra o Guarani. “Ele me passou força e confiança, dizendo que merecíamos sair dessa situação, já que conhecia a capacidade do grupo, além de me dar sorte", diz o zagueiro, que fez os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Guarani. “Depois, brinquei com ele que precisávamos nos falar por mais vezes."
As conversas com Felipão são transmitidas aos companheiros por Wellington Paulo. “É importante saber que tem gente como ele torcendo por nós", conta o zagueiro. No domingo, Scolari também conversou com Fabrício, que dividia o quarto com Wellington Paulo, no Recife.
Os contatos de Luiz Felipe com os jogadores foram iniciados pelo ex-técnico do América, Lula Pereira, outro que torce pelo sucesso da equipe neste Brasileiro. “Acredito que o América não caia para a Série B", afirma o treinador campeão mineiro deste ano.
Após a vitória do Brasil sobre a Venezuela, quarta-feira, Luiz Felipe Scolari agradeceu a colaboração de Lula Pereira, principalmente quanto à escalação de Luizão. A amizade entre os dois treinadores é antiga. “Todos sabem do carinho que temos um para com o outro e, num momento difícil como aquele, precisamos de apoio. Foi o que fiz", observa Lula Pereira, que não esconde sua gratidão a Scolari. “Sou grato a ele até a morte e estou pronto para ajudá-lo. Depois do jogo e da classificação, com mil e uma coisas na cabeça, ele se lembrou de mim. Isso é gratificante", reconhece o ex-técnico do América.
Lula Pereira vem mantendo contatos freqüentes com jogadores e dirigentes do clube, como Marcus e Caio Salum, Ângelo Pimentel, Delson Tolentino, José Flávio e Alexandre Faria, e não descarta a possibilidade de voltar a trabalhar no América. “É um casa em que tenho o maior carinho, grandes amigos e um título importante. Certamente, vou voltar um dia", afirma o técnico, que aguarda uma proposta de trabalho somente para a próxima temporada.
Os jogadores retornaram do Recife no início da tarde desta sexta e foram dispensados até à noite, quando começou a concentração. Neste sábado, haverá treinamento pela manhã no CT. O zagueiro Thiago, que cumpriu suspensão, volta ao time contra o Bahia.
A diretoria faz promoção para atrair o torcedor ao Independência, neste domingo, às 16 horas. O ingresso vai custar R$ 2,00, com menores de 12 anos e mulheres entrando de graça. Os mil primeiros torcedores que chegarem ao estádio vão ganhar um tíquete para uma cerveja ou refrigerante. Haverá preliminar entre América e Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro Infantil.