São Paulo – Em um jogo marcado pelo desespero, Santa Cruz e América-MG se enfrentaram no Estádio do Arruda, em Recife, pela 24a rodada do Brasileirão 2001. O Santa Cruz venceu por 2 a 1, Os gols foram de Grafiti, aos 03 minutos do primeiro tempo e Paulão aos 38 do segundo para o Santa, e Fabrício aos 8 do segundo para o América, . O resultado não foi bom para nenhum dos dois times, já que o Santa continua na zona de rebaixamento com 23 pontos, empatado com o Flamengo e cada vez mais perto da Segundona. O América tem 24, ainda perto dos times a serem rebaixados em 2002. A renda foi de R$ 35.375,00, com 7.075 pagantes.
No primeiro tempo o Santa partiu para cima do América, marcando o primeiro gol logo aos 3 minutos com Grafite, depois de um cruzamento de Luizinho Vieira. O América jogava atrás, apostando nos contra-ataques de Tucho e Somália, lançados por Chicão e Silas. O goleiro Nilson salvou o Santa Cruz em várias ocasiões, inclusive em uma bola mal atrasada por Joãozinho, que foi substituído pelo técnico Muricy Ramalho pela falha.
No segundo tempo os dois times se equilibraram, alternando bons momentos de ataque. O América chegava perigosamente com Tucho e Somália, embora este se atrapalhasse muito dentro da área. O Santa Cruz chegava com Evando, que entrou muito bem e Grafiti, que continuava oferecendo perigo ao América. Aos 28 minutos, em uma jogada duvidosa, Alessandro sofre pênalti. Fabrício bateu bem, empatando a partida. O Santa Cruz veio todo para a frente, com a entrada de Miltinho, mas isto abriu a defesa para os contra-ataques do time de Flávio Lopes.