São Paulo – O Fluminense assumiu neste sábado a vice-liderança do Brasileirão-2001 e assegurou matematicamente sua classificação para as quartas-de-final ao derrotar, o Santos, no Maracanã, por 2 a 1. A partida teve 20.561 pagantes e renda de R$ 160.747.
O tricolor começou a partida de forma arrasadora. O júnior Alex, promovido a titular da equipe principal, conseguiu duas boas jogadas no começo. Uma delas rendeu escanteio pela direita de ataque. Roger cobrou na medida para André Luís marcar aos 2min. Foi uma vingança para o zagueiro, dispensado pelo Santos após ter sido crucificado pela eliminação da equipe no Campeonato Paulista.
Com a vantagem conseguida rapidamente, o Fluminense diminuiu o ritmo forte que imprimiu no começo e facilitou os avanços do Santos em busca do empate. O time paulista assumiu o controle da partida e teve uma série de chances de marcar.
Aos 15min, houve uma jogada polêmica. Léo avançou pela esquerda e cruzou. A bola foi desviada pela mão de Paulo César. Os santistas reclamaram muito a marcação de um pênalti, mas o árbitro Heber Roberto Lopes nada assinaldou.
A melhor oportunidade do time paulista aconteceu aos 29min. Elano recebeu dentro da área, fez o drible e colocou a bola na cabeça de Viola. Livre, na pequena área, o atacante cabeceou na trave com o goleiro Murilo já batido.
O Fluminense pouco conseguia criar e suas chances de chegar ao segundo gol se limitavam aos chutes de longa distância. O mais perigoso veio com Paulo César. O lateral disparou uma bomba no travessão ao 44min.
Na segunda etapa, o Flu seguiu recuado e o Santos manteve a pressão. Teve boas chances com Viola e Elano, mas Murilo, com boas defesas evitou o empate. Aos 26min, no entanto, o goleiro tricolor não conseguiu segurar uma cabeçada de Cléber no complemento de cobrança de escanteio.
O gol acabou ‘acordando’ o Fluminense, que partiu em busca da vitória que lhe garantiria a classificação. Aos 29min, Roger fez lançamento preciso para André Luís que, livre, dentro da área, chutou na saída de Pitarelli fazendo seu segundo gol no ex-clube. Os santistas reclamaram impedimento.
O tricolor carioca termina sua participação na primeira fase contra o eliminado Corinthians. O jogo está marcado para o próximo domingo, em local a ser definido durante a semana pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O volante Sidney e o zagueiro Régis, que receberam o terceiro cartão amarelo contra o Santos, estão suspensos.