São Paulo – Em um jogo marcado por muita confusão o Atlético-MG fez a alegria da torcida que lotou o Mineirão, ao vencer o Grêmio por 2 a 0, gols de Ramon aos 02 e Marques aos 44 do segundo tempo. Com o resultado o Galo garante a classificação para a segunda fase, assim como o Grêmio, que foi beneficiado pela derrota do Inter para o Corinthians em Porto Alegre e o empate do Bahia com o Coritiba no sábado.
O jogo demorou a engrenar. Fechado na defesa e com o claro propósito de explorar os contra-golpes, o Grêmio teve sua primeira chance aos 11 minutos. Fábio Baiano foi lançado pela esquerda e deixou Luiz Mário na cara do gol, mas o atacante chegou atrasado e chutou à esquerda da meta de Velloso.
O Atlético deu sinal de vida somente aos 30: Marques ficou frente a frente com Danrlei e disparou à queima-roupa, mas o goleiro
gremista fez bela defesa, botando a escanteio. O Galo tomou conta do jogo e atacou novamente com perigo aos 31. Alexandre chutou
de fora da área e Guilherme desviou. A bola tirou tinta da trave direita.
Aos 34, o time mineiro teve outra boa chance. Felipe driblou dois adversários e chutou da entrada da área. A bola passou à esquerda do gol de Danrlei. A última oportunidade atleticana no primeiro tempo foi aos 43: Ramon cobrou escanteio pela direita e Guilherme completou de primeira, por cima do gol.
O Atlético fez 1 a 0 logo aos dois minutos da etapa final. Marques cruzou da esquerda para Ramon, que fuzilou no ângulo esquerdo de Danrlei. O lance gerou uma confusão. O auxiliar Edmílson Corona levantou a bandeira para assinalar impedimento de Marques.
O árbitro Paulo César de Oliveira, porém, confirmou acertadamente o gol, pois Marques fôra lançado por uma cobrança de lateral de
Felipe, o que descaracterizou o impedimento, segundo a regra. Cercado pelos jogadores gremistas, o árbitro mostrou cartão vermelho para Emerson. Levir Culpi, técnico do Atlético, também foi expulso por ter reclamado com o auxiliar Edmílson Corona.
Atordoado e com um a menos, o Grêmio passou sufoco: Danrlei salvou a equipe aos 11 e 14, ao defender um chute de Guilherme e uma cabeçada de Marcelo Djian, respectivamente. Mas o time gaúcho não estava morto. Aos 19,Velloso fez milagre ao defender um chute de Luiz Mário e outro de Fábio Baiano. Aos 23, De Los Santos acertou a trave esquerda do goleiro atleticano.
Aos 44, entretanto, o Grêmio desmoronou de vez. Gavião fez falta em Guilherme e acabou expulso, o que facilitou ainda mais a vida do Galo, que fez 2 a 0 aos 45: Marques driblou dois, invadiu a área e acertou um belo chute no ângulo esquerdo de Danrlei. Zinho perdeu a cabeça, reclamou excessivamente da arbitragem e também foi expulso.