CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CPI pede indiciamento de Luxa, Teixeira, Eurico e Edmundo
Terça-feira, 04 Dezembro de 2001, 18h32
Atualizada: Terça-feira, 04 Dezembro de 2001, 19h40

A lista completa dos indiciados pela CPI do Futebol

Alexandre Tahira/Terra
O cartola Eurico Miranda

Brasília - Na parte dedicada a clubes, federações, empresários e técnicos de futebol, o relatório da CPI do Futebol inicia tratando de Wanderley Luxemburgo e pede o indiciamento do ex-técnico da Seleção ``pela prática de crimes tributários''.

Para o relator Geraldo Althoff (PFL-SC), ``trata-se de um retrato da desorganização que impera no mundo do futebol''. O técnico do Corinthians é acusado de haver movimentado, em sua conta bancária, 18 milhões de reais, entre 1995 e 1999, mas declarado à Receita Federal, apenas 8 milhões.

Luxemburgo também teve rendimentos da empresa Unicro, em 1997, ``como parte de seu salário'', como técnico do Santos Futebol Clube, ``sem o devido recolhimento do imposto de renda'', atesta o relatório. Além de realizar operações de empréstimos ``sem qualquer comprovação'', Luxemburgo não declarou ao Imposto de Renda, sua participação nas empresas Luxemburgo Veículos Ltda., WS Bar e Restaurante, Nusacar Oficina Mecânica, JIF Car Regulagem de Motores, WL e a Esportes Social Civil.

FEDERAÇÕES - As federações de futebol do Rio, Minas Gerais e São Paulo também devem ser indiciadas, segundo o relatório da CPI do Futebol.

No caso da Federação do Rio de Janeiro, o relator encontrou ''níveis de organização institucional comprometedores''. Falta transparência na gestão financeira, de acordo com o relator, ''dificultando sobremaneira os trabalhos de acompanhamento, até mesmo de instrumentos internos de controle''.

Antes de pedir investigações na Federação do Estado do Rio, a CPI sugere a contratação de uma auditoria independente para um estudo da situação da entidade.

A CPI comunica à Receita Federal que a Federação do Rio de Janeiro não apresentou declaração de imposto de renda nos anos de 1995 e 1996, tendo cometido ``sonegação de imposto decorrentes da prática empregada pela federação para o pagamento de pessoas físicas''.

Sobre a administração de Eduardo ``Caixa d'Água'' Viana, à frente da federação, a CPI denuncia ao Ministério Público a forma ``imprudente e temerária'' como administra a entidade, ''lesando o patrimônio dos seus filiados e dos milhões de admiradores dos clubes cariocas''.

Sobre a administração de Eduardo José Farah, à frente da Federação de Futebol de São Paulo, a CPI pede ao Ministério Público indiciamento do dirigente da federação envolvido na venda do jogador Piekarski ao Sporting de Bastia, na França.

A CPI aponta, nessa operação, ``indícios dos crimes de apropriação indébita e evasão de divisas'', no valor de US$ 1,2 milhão. O jogador foi vendido ao clube francês, mas o dinheiro demorou quase dois anos para retornar à contabilidade da federação.

Contra Farah, a CPI denuncia que foram pagos em junho de 1998, 194.554,91 reais de débitos fiscais da pessoa física de Farah, com recursos da federação.

A comissão constatou, ainda, que depósitos feitos pela Federação Paulista de Futebol, em favor da JRQ Representações e Exame Assessoria Empresarial, foram depositados na conta corrente de Farah. A CPI denuncia também lavagem de dinheiro envolvendo o relacionamento comercial que Farah disse manter com as empresas Assefisco Assessores Associados e Exame Assessoria Empresarial. As duas empresas, de acordo com a CPI, emitiram documentos frios (contrato e notas fiscais), ``com o objetivo de auxiliar'' Farah.

Já com relação à federação mineira, a CPI do Futebol considera acintosa a permanência de Elmer Guilherme na Presidência da entidade que tem demonstrado ``descuido com as leis, com o fisco, com o patrimônio da federação, com os clubes mineiros'' e com os torcedores.

O relator pede ao Ministério Público indiciamentos cabíveis de Elmer Ghilherme ``por falso testemunho e pela gestão temerária dos recursos da entidade''.

VEJA TAMBÉM:
A lista completa dos indiciados pela CPI do Futebol

Reuters

 

 VEJA AINDA
Flamengo
Prestigiado, Torres rasga a seda para o Fla
A lista completa dos indiciados pela CPI do Futebol
Fla bota ingresso a R$ 2 na final da Mercosul
Fla arma faxina e espera volta de Tuta e Gamarra
Veja lista completa
Wanderley Luxemburgo
A lista completa dos indiciados pela CPI do Futebol
Dualib garante Luxemburgo no Timão em 2002
Luxa diz que está feliz com campanha do Corinthians
Luxemburgo reclama de falhas individuais
Veja lista completa
Eurico Miranda
A lista completa dos indiciados pela CPI do Futebol
Eurico ameaça tirar Vasco de quadra nas finais
Eurico Miranda ameaça locutor durante transmissão ao vivo
Vascaínos querem Eurico presidente do Fla
Veja lista completa
CBF
A lista completa dos indiciados pela CPI do Futebol
Relatório da CPI acusa Teixeira de 'afundar' a CBF
CBF se defende de acusações de revista
Ministro garante renovação na CBF antes da Copa
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade