Assunção - Dirigentes do futebol sul-americano assistirão sexta-feira em Assunção o sorteio da edição 2002 da Copa Libertadores da América, que oferecerá uma premiação total de 40 milhões de dólares aos clubes participantes. A Copa Libertadores reúne 32 equipes da América do Sul e México.
A competição de 2002 será disputada entre os meses de fevereiro e maio, para não atrapalhar a Copa do Mundo na Coréia do Sul e Japão, que começará no dia 31 de maio.
As equipes serão divididas em oito grupos de quatro times, em um sorteio que será dirigido pelo secretário-geral da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF), o argentino Eduardo Deluca.
Participarão da cerimônia os presidentes das 10 federações associadas, dos clubes participantes e convidados especiais, entre eles, ex-estrelas do futebol continental.
Já estão em Assunção, entre outros, os chefes do futebol do Uruguai, Eugenio Figueredo, da Bolívia, Romer Osuna, Rafael Esquivel, da Venezuela, Luis Chiriboga, do Equador, Nabid Abi Chedid, do Brasil, Jorge Correa Pastrana e Alvaro Fina, da Colômbia, e o anfitrião Oscar Harrison.
Os dirigentes iniciaram oficialmente esta quinta-feira a sessão do Comitê Executivo destinada a decidir a criação da Copa Panamericana, substituta das Copas Mercosul e Merconorte.
O novo torneio também terá como participantes clubes da América Central e da América do Norte.
Também será tema de debate a decisão da FIFA de reduzir o tempo de disputa das eliminatórias sul-americanas, que atualmente duram dois anos.