Madri - Joseph Blatter, presidente da Fifa, mostrou-se neste sábado favorável a que os semifinalistas da Copa da África, a partir da edição de 2006, se classifiquem diretamente para a Copa do Mundo.
A supressão das eliminatórias da África a partir da Copa de 2006, que será disputada na Alemanha, é uma proposta da Confederação Africana de Futebol (CAF).
No congresso da quinta-feira passada da CAF, foi aprovado que os quatro semifinalistas da Copa Africana de Nações de 2006 se classifiquem para a Copa do Mundo e que o quinto participante seja decidido segundo uma fórmula que será determinada antes desse torneio continental.
"Acho que é mais justo que os semifinalistas da Copa da África vão diretamente ao Mundial, mas o importante é a unificação do calendário internacional. Os jogadores não terão que viajar tantas vezes com suas seleções, por isso evitarão o risco de perder a vaga em seus respectivos clubes, disse Blatter.
"É possível que o exemplo da África seja tomado por outras confederações, pelo menos as que têm campeonatos a cada dois anos, como a sul-americana, mas isto será estudado mais adiante", acrescentou.
O presidente da Fifa não vê incompatibilidades de calendário entre a Copa da África e a Copa do Mundo que será disputada na Alemanha em 2006.
Se a Copa da África for disputada em janeiro e fevereiro de 2006 e a Copa do Mundo da Alemanha em junho, não haverá nenhum problema para as equipes africanas", destacou.