Rio - O ex-jogador Pelé afirmou neste domingo que a seleção de seu país escolheu mal vários de seus adversários em sua preparação para a Copa da Coréia e do Japão.
"Considero um retrocesso que o Brasil enfrente a Bolívia e a Colômbia", afirmou o "rei" do futebol em sua coluna no jornal "O Globo". "As duas seleções sul-americanas estão fora da Copa e são mais que conhecidas do futebol brasileiro".
A seleção colombiana, que conquistou a Copa América em 2001, e a Bolívia, último país que venceu o Brasil em jogos oficiais -no ano passado em La Paz-, decepcionaram nas eliminatórias sul-americanas e ficaram de fora da Copa 2002.
A seleção de Luiz Felipe Scolari inicia sua preparação no dia 31 de janeiro em Goiânia contra a equipe da Bolívia, e no dia 7 de março recebe a Colômbia em Cuiabá.
Edson Arantes do Nascimento "Pelé", afirmou que, dos cinco jogos amistosos anunciados quinta-feira passada por Scolari, "o grande teste" será contra a seleção de Portugal, no dia 17 de abril em Lisboa.
"Já apontei a seleção de Figo e Rui Costa como uma das mais fortes candidatas ao título da Copa", afirmou.
Dos sete amistosos programados para a preparação do Brasil para a Copa, cinco já foram definidos. A Arábia Saudita em Riad e a seleção da Catalunha em Barcelona são os outros adversários confirmados até o momento.