Fla toma de cinco da Lusa e Torres balança
Quarta-feira, 30 Janeiro de 2002, 23h32 Atualizada: Quinta-feira, 31 Janeiro de 2002, 00h12
São Paulo - O Flamengo tomou uma goleada da Portuguesa de 5 a 4, na noite desta quarta-feira, no Canindé, pela terceira rodada do Rio São Paulo. A derrota complica a permanência de Torres no time da Gávea, já que, além do vareio tomado, o técnico está em desgraça com a torcida.
No último sábado, logo após o empate de 1 a 1 do Flamengo contra o Guarani no Maracanã, pelo Rio-São Paulo, Carlos Alberto Torres chamou seus torcedores de "vagabundos" por terem vaiado o lateral esquerdo Cássio durante toda a partida. O jogador havia perdido um dos pênaltis na disputa para decidir a Copa Mercosul poucos dias antes.
Acuado, na tarde desta quarta, o técnico acabou recuando e pediu desculpas pela declaração. "Algumas pessoas se ofenderam com o que falei no fim de semana. Humildemente peço desculpas", disse. Logo após a partida, ele tentou colocar um ponto final na discussão "Não briguei com ninguém, isso já está superado", reiterou.
Os torcedores parecem não pensar assim, durante a partida, as faixas das torcidas organizadas foram viradas em sinal de protesto. Na última terça, José Carlos Peruano, presidente da AtorFla (Associação das Torcidas Organizadas do Flamengo), disse que "tiraria o treinador à força", e que ele sairia do clube "por bem ou por mal".
Com Pet e Leonardo muito mal, a defesa falhando seguidamente e os laterais sem darem opção, a equipe foi presa fácil para uma Portuguesa que tratou de jogar no erro do adversário. Contando com Ricardo Oliveira em estado de graça, a equipe paulista passeou em campo.
Com um minuto de jogo, o Flamengo quase sai na frente depois que Felipe Melo desviou de cabeça falta cobrada por Petkovic. O goleiro Bosco salvou e na sobra Leandro Machado cometeu jogo perigoso. Nos dez minutos seguintes, a Portuguesa teve o comando das ações, mas foi o clube carioca que voltou a ameaçar com perigo aos 11, em chute de esquerda de Leandro Machado.
Porém, no minuto seguinte, o placar foi aberto. Sinval acertou na intermediária um chute de efeito e acabou enganando Clemer. Ficou a impressão de que o goleiro sentiu o longo tempo parado, já que a bola não foi tão perto da trave assim.
Depois de longos minutos cansativos de futebol mal jogado, um bom lance aos 25min. Andrezinho invadiu a área driblando e acabou chutando na rede pelo lado de fora. Mais dois minutos e o troco. Sinval recebe no bico da grande área, vira rápido e chuta. Clemer, agora sim, consegue boa defesa. O goleiro voltou a se destacar no lance seguinte, ao botar para escanteio um lance que a torcida da Lusa pediu pênalti.
A Portuguesa não jogava tudo isso, mas chegou ao segundo gol com facilidade. Ricardo Oliveira, aproveitando falha de Fernando, ampliou com toque de categoria aos 33min.
O Flamengo, totalmente perdido em campo, não produzia nada. Ao contrário, permitia que o adversário, que subiu de produção, criasse chances de ampliar. Em uma falha de toda a defesa rubro-negra, Evandro invadiu deixando os oponentes no chão. Ainda driblou Clemer, mas a bola sobrou para Sinval empurrar aos 40min.
Veio o segundo tempo e o panorama não se alterou. Assim, não foi surpresa ver Ricardo Oliveira receber livre na intermediária, carregar a bola e chutar cruzado para fazer 4 a 0, aos 7min.
Aos 12min, o Flamengo fez o seu primeiro gol. Leonardo entrou driblando, foi derrubado e o juiz marcou o pênalti. Nem na hora de fazer seu gol, tudo correu tranqüilo para o clube rubro-negro. Petkovic e Leandro Machado discutiram para ver quem bateria, cabendo a missão ao segundo, que não desperdiçou.
O Flamengo chegou a ensaiar a reação quando, aos 18min, Fernando diminui ainda mais de cabeça. Triste ilusão da torcida rubro-negra. Ricardo Oliveira não teve piedade e fez mais um logo em seguida.
Tudo parecia que ia terminar de forma calma, quando o Flamengo resolveu pôr em campo aquilo que sua torcida mais cobra: raça. Leandro Machado marcou aos 38 e Andrezinho jogou o placar para 5 a 4, aos 44.
Untitled Document
Portuguesa
5
X
4
Flamengo
Local
Estádio do Canindé, em
São Paulo.
Público
não divulgado
Renda
não divulgada
Juiz
Alicio Pena Junior (MG)
Gols
12' Sinval (POR), 33' Ricardo Oliveira (POR), 40' Sinval (POR), 52' Ricardo
Oliveira (POR), 12 do 2º Leandro Machado (FLA),18 do 2º Fernando
(FLA), 19 do 2º Ricardo Oliveira (POR), 38 do 2º Leandro Machado
), Andrezinho aos 44do 2º
Bosco, Alexandre Chagas,
Silvio Criciúma, Rogério Pinheiro e Paulo Fabrício;
Elson, Marcus Vinicius (Reinaldo, 78'), Hernani e Evandro; Ricardo Oliveira
e Sinval (Souza, 77'). Técnico: Candinho.
.
Flamengo
Clemer, Édson (Maurinho, 45'),
Flávio, Fernando e Ânderson; Jorginho (Edmílson, 77'),
Leonardo, Felipe Melo e Petkovic; Andrezinho e Leandro Machado. Técnico:
Carlos Alberto Torres.