CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Iatista quer barco como F-1
Quinta-feira, 31 Janeiro de 2002, 12h20

Londres - A tecnologia aproxima o dia em que barcos a vela cortarão as ondas a mais de 60 nós (equivalentes a 111 km/h).

O primeiro passo é quebrar o atual recorde de 46,52 nós, estabelecido pela equipe australiana Yellowpages Endeavour em 1993. Vários projetos ao redor do mundo pretendem superar limites tecnológicos e financeiros para quebrar a barreira dos 50 nós.

Mas Grant Dalton, veterano velejador da Nova Zelândia, já pensa em 60 nós e pretende fazer uma tentativa no final deste ano.

``Você não deveria nem se incomodar com menos de 60 nós'', declarou ele. ``Menos que isso seria como beijar uma irmã, não tem graça nenhuma.''

Dalton disse a repórteres em Auckland, onde seu barco terminou a terceira etapa da Corrida Oceânica Volvo em segundo lugar no geral este mês: ``Velocidade é o futuro do esporte''.

Dalton, agora de volta ao mar, na quarta etapa rumo ao Rio de Janeiro, afirmou ainda: ``É realmente um projeto de Fórmula 1, não de iatismo. O design traz uma solução aerodinâmica, não hidrodinâmica, e isso significa que vai custar dinheiro para realizá-lo apropriadamente''.

Em Norfolk, na costa da Inglaterra, o projetista de barcos Simon Sanderson, que ajudou a quebrar a barreira dos 40 nós em 1988, construiu um barco que está pronto para uma nova tentativa de quebrar o recorde, o ``United Speed Sailor''. Apenas a falta de recursos atrasa o projeto.

Reuters

 

 VEJA AINDA
Vela
Depois de adiamento, Klink inicia "Viagem à China"
Amir Klink inicia primeira etapa da nova aventura
Klink adia início de novo desafio
Amyr Klink parte para chegar à China em três anos
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade