Juventude-MT cozinha o Galo na Copa do Brasil
Quarta-feira, 06 Fevereiro de 2002, 23h12 Atualizada: Quinta-feira, 07 Fevereiro de 2002, 00h02
Oliveira Júnior
Direto de Cuiabá-MT - O Juventude jogou 45 minutos e com os passes precisos de Fernando Vila, bateu o Galo Mineiro por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, no Verdão. Com o resultado o representante de Mato Grosso quebrou um tabu. Nenhum clube mato-grossense havia vencido o Galo e fará o jogo de volta da Copa do Brasil, dia 20, em Belo Horizonte. Éder e Moreno marcaram para o Juventude e Guilherme, para o Atlético.
Sem Marques e Gilberto Silva, na seleção, e, Álvaro, de volta ao Las Palmas, o Galo entrou em campo com a defesa improvisada e sem sete titulares. O Juventude se fechou com a entrada de Macedo e o deslocamento de Baggio para o meio-campo. Mas o parecia ser um jogo truncado logo se transformou num passeio do time mineiro.
Penetrando com facilidade no campo adversário o Atlético sufocava o Juventude. Aos 5 minutos o Galo abriu o placar. Baiano cruzou pela direita, na entrada da área e Guilherme tocou no canto direito de Scherer; 1 a 0.
Aos 9 minutos, quase o segundo. Guilherme penetrou com liberdade e chutou no meio do gol para a defesa de Scherer. O primeiro chute a gol do Juventude surgiu aos 11 minutos. Éder approveitou a falha da defesa e livre, no centro da grande área, chutou por cima do gol de Velloso.
Um minuto depois Wellington recebeu de Guilherme, mas Scherer saiu do gol e fez a defesa a queima-roupa. Tabelando rápido o Galo envolvia o Colorado, perdido em campo. Aos 13 minutos Guilherme experimentou de longe; a bola tocou a rede, no ângulo esquerdo, pelo lado de fora.
Com o sufoco, o atacante Éder era obrigado a vir buscar a bola no meio-campo e Moreno parava nos impedimentos. Com o placar em vantagem e apenas 5 jogadores no banco de reservas, o Atlético começou a se poupar em campo e passou a exagerar nos toques de bola; o Juventude assistia o Atlético jogar.
Aos 35 minutos Moreno arrancou pela esquerda e Velloso salvou com os pés. Aos 37, o Galo respondeu e Scherer fez duas defesas seguidas. Em seguida o Atlético perde mais um titular. Contundido, Ramon sai para a entrada de Afonso, que aos 40, chuta para do meio da rua para o goleiro do Juventude fazer a defesa.
No começo do segundo tempo, Rodrigo chutou forte de perna esquerda, mas Scherer segurou a bomba. Aos 8 minutos o Juventude perde a melhor oportunidade. Éder recebeu livre, pela direita, após falha da zaga, mas no arremate, mandou por cima do gol de Velloso.
O Galo respondeu um minuto depois com Afonso, repetindo o lance, após rápida tabela. Aos 10, Moreno ficou cara a cara com Velloso, mas caiu nos pés de Velloso.
O gol de empate veio aos 16 minutos. Em cobrança de falta, Fernando Vilanova mandou a bola na cabeça de Éder, que mandou no ângulo esquerdo de Velloso. Com o gol o Juventude cresce no jogo e começa a aproveitar as brechas na defesa alvi-negra.
Aos 34 minutos Moreno marca um golaço. Ele recebeu lançamento em profundidade de Vila Nova, driblou Velloso e tocou no fundo das redes do Galo.
O Juventude volta a campo sábado, em Campo Gande-MS, pela Copa Centro-Oeste, onde enfrenta o Comercial, em busca da Segunda vitória no torneio. A diretoria deve anunciar hoje o nome do novo treinador. O mais cotado para o lugar de Edson Porto é Carlos Galo - campeão pelo próprio Juventude em 2000.
Untitled Document
Juventude-MT
2
X
1
Atlético-MG
Local
Verdão, em Cuiabá (MT)
Horário
21h30
Gols
Guilherme aos 05'(1ºT) - Atlético; Éder aos 16' (2ºT) e Moreno aos 34' (2ºT) - Juventude
Juiz
Ramon Rodrigues (GO)
Juventude-MT
João Scherer, Júlio Cézar, Clésio, Silvan, e Dudé; Baggio, Rodrigo Bandeira (Márcio Gaúcho), Fernando Vilanova (Ricardo
Alves) e Macedo; Éder (Rodrigo) e Moreno. Técnico: Marcos Sequetto.
Atlético-MG
Velloso, Baiano, Herlon, Edgar (Jeferson) e Michel; Bosco, Djair, Ramon (Afonso)e Rodrigo; Guilerme e Welington. Técnico: Levir Culpi.
Cartões amarelos
Scherer, Macedo e Dudé (Juventude); Guilherme, Jefferson Michel e Wellington Amorim (Atlético)