Rio - A Arrows encerrou nesta sexta-feira sua participação nos testes de Valência em conseqüência das duas quebras do aerofólio traseiro sofridas pelo novo A23 nesta quinta-feira.
A decisão, tomada para que os engenheiros da equipe analisarem e corrigirem as causas do problema, adiou o retorno de Enrique Bernoldi ao volante, o que só ocorrerá na segunda-feira, em Barcelona.
As quebras ocorreram no trecho mais veloz do circuito, quando Heinz-Harald Frentzen freava para entrar na curva Um. Na primeira, o alemão conseguiu evitar a batida, mas na segunda o carro tocou no guard-rail depois que diversas rodadas reduziram a velocidade do carro, limitando os danos às suspensões dianteiras e a parte da carenagem.
Mesmo assim, Frentzen fez o quinto melhor tempo do dia, 1m13s491, comprovando o potencial do novo Arrows.
Apesar de aborrecido, Bernoldi aprovou a decisão e se mostrou entusiasmado com o carro. "Claro que eu quero andar o mais cedo possível, mas seria arriscado demais voltar à pista sem antes corrigir o problema" admitiu. "Uma batida mais forte nesta fase teria reflexos no ano inteiro porque prejudicaria o desenvolvimento do carro. Posso descontar os dias parado em Barcelona".
Bernoldi explicou que este tipo de falha é normal em carros novos. "Os F-1 são projetados para trabalhar no limite do esforço, não há margem de tolerância", explicou o piloto de Curitiba. "Não é um problema sério, é só reforçar a área que cedeu e pronto, voltaremos ao trabalho".
Outro fator que está alegrando Bernoldi é a perspectiva de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Frentzen. "Ele é gente boa, nem parece que já foi vice-campeão mundial", elogia. "Nestes dois dias, já deu para aprender um pouco. O relatório dele para os engenheiros é extremamente detalhado, mas o melhor é que as informações dele confirmaram as minhas. Dissemos as mesmas coisas sobre o comportamento do carro em diversos trechos da pista. Vou aproveitar a presença dele para aprender tudo que puder, ele parece ser um bom professor".
Bernoldi pretende aproveitar o intervalo para curar definitivamente uma gripe e aperfeiçoar a forma física. "Pedi ao preparador da equipe uma programação especial para os braços. O volante do carro novo é muito pesado e só vamos ter direção servo-assistida no Brasil. Mas como o carro promete, vou tentar marcar pontos na Austrália e na Malásia para começar bem o próximo Mundial".