São Paulo – O Brasil foi eliminado na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis. Neste sábado, a República Checa venceu a partida de duplas por 3 sets a 0 (6/4, 6/3 e 7/5), em 1h51, e marcou 3 a 0 no confronto, que está sendo disputado em Ostrava, em quadra de carpete.
O técnico Ricardo Acioly havia anunciado que a dupla contaria com Fernando Meligeni e André Sá. Mas, como o esperado, trocou Fininho por Alexandre Simoni. O time da casa contou com Jiri Novak e David Rikl.
Na próxima fase, os checos vão enfrentar o vencedor do confronto entre França e Holanda. Já os brasileiros, que não contaram com Gustavo Kuerten – com uma lesão no quadril - vão ter de disputar a repescagem contra uma equipe que será definida por sorteio para permanecerem no Grupo Mundial.
Neste domingo acontecem os últimos dois jogos de simples. As partidas serão melhores de três sets. Acioly poderá escolher entre Fernando Meligeni, André Sá, Alexandre Simoni e Flávio Saretta. O Terra Esportes acompanha os jogos online, a partir das 8h30.
Neste sábado, os brasileiros tiveram chance de vencer o primeiro set. No quarto game, Novak teve o serviço quebrado. Mas a vantagem durou até o sétimo game, em que Sá não conseguiu manter o saque. Em seguida, Simoni também levou a quebra. Os checos fecharam com 6/4, em 39min.
No segundo set, Meligeni e Sá não tiveram chances. Eles perderam o saque no terceiro e décimo games, respectivamente. Os adversários mantiveram todos os serviços ganharam a série em 6/3 (25min).
O Brasil teve o saque quebrado – com André Sá - logo no quarto game do terceiro set. A vantagem foi devolvida no sétimo game, no serviço de Rikl. No 12º game, Simoni não manteve o saque e os checos fecharam o jogo.