São Paulo - O Criciúma venceu o Gama na tarde desta quarta-feira por 2 a 1, em Brasília, pela Copa do Brasil, e eliminou o time da capital federal do torneio. Anderson Lobão, aos 13, abriu o placar na primeira etapa. Alonso e Romualdo fecharam o placar no segundo tempo.
Os catarinenses agora pegam a Portuguesa na segunda fase da competição. O time paulista eliminou o Palmas de Tocantins com duas vitórias, 1 a 0 fora de casa e 5 a 2 no Canindé.
O gol anotado pelo time catarinense logo no início da partida o deixou tranqüilo durante todo o jogo pois, por ter vencido o primeiro confronto em casa por 1 a 0, poderia perder até por 2 a 1 que levaria a vaga por ter feito um gol no campo "inimigo".
O saldo de gols é o primeiro critério de desempate, seguido do número de vezes que o time visitante balança as redes.
O primeiro gol do Criciúma foi uma pintura. Alonso recebeu na linha de fundo e cruzou para Anderson Lobão. Ele matou, com categoria, no peito e mandou uma paulada de pé esquerdo, inapelável para o goleiro Fábio Noronha, que pareceu não acreditar na jogada do atacante.
Precisando de três gols para conseguir a vaga, o Gama voltou para o segundo tempo no ataque, encurralando o Criciúma mas tomou o segundo gol logo aos 12 minutos.
Precisando chegar quatro vezes às redes para passar à próxima fase, o Gama foi para o desespero e conseguiu descontar aos 18 minutos, com Romualdo escorando uma falta levantada por Rodriguinho. A reação do time da casa ficou por ai, para festa em Criciúma.