Demora de Guga atrapalha sonho do tetra
São Paulo – As chances de Gustavo Kuerten conquistar nesta temporada seu quarto título no Aberto da França são remotas. A revelação foi feita nesta sexta-feira pelo médico do tenista, Marcos Contrera.
O torneio disputado nas quadras de Rolland Garros consagrou Guga e é o mais importante do ano para o tenista. Porém, com a cirurgia que terá que fazer, dificilmente o atual número 2 no ranking mundial conseguirá pisar no saibro francês ainda nesta temporada.
Guga tem uma contusão no quadril e já decidiu fazer a operação. “O tratamento desse tipo de lesão na medicina é muito recente. A literatura diz que isso acontece por volta de três meses. Isso não quer dizer que ao final desse período ele estará pronto para jogar”, afirmou Contreras nesta sexta-feira ao Esportes TV.
O que reduziu a possibilidade de o tenista foi a demora de Guga em se decidir a fazer a operação. Desde janeiro Contreras já havia indicado a cirurgia como melhor caminho para o catarinense.
Só que Guga, no entanto, preferiu fazer mais uma tentativa de buscar a recuperação através de fisioterapia. Chegou a disputar o Torneio de Buenos Aires. Foi eliminado na primeira rodada pelo argentino Agustín Calleri e viu que não conseguiria desenvolver jogo de alto nível em seu atual estado.
“Se ele quiser jogar, vai ter dificuldades. Já o orientamos em relação a isso. Ele chegou a jogar, mas viu que fica difícil jogar assim com a lesão”, disse Contreras.
Para o médico, a relutância de Guga em fazer a operação é normal. “A indicação sempre foi cirúrgica para o tratamento dele. Isso ficou muito claro para ele. Mas um atleta que ocupa a posição que o Guga ocupa, até aceitar essa idéia, leva um tempo. Acho que foi isso que aconteceu na cabeça dele. É perfeitamente compreensível”.
A data da operação ainda não está definida. “Quem vai definir a data é o Guga. Ele vai me informar quando quer ser operado. Também não definimos o local da cirurgia’, revelou Contreras. “Ela (a cirurgia) Pode ser planejada, com cautela. Não há a necessidade de ser realizada de qualquer maneira.”
|