Tóquio - Sete clubes japoneses vão construir academias de futebol baseadas nos modelos franceses e ingleses, visando aumentar a qualidade dos jogadores nos clubes e na seleção, anunciou no domingo a Liga Japonesa de Futebol.
O atual campeão Kashima Antlers, além de Jubilo Iwata, FC Tokyo, Yokohama F-Marinos, Nagoya Grampus Eight, Gamba Osaka e Sanfrecce Hiroshima vão estabelecer as academias na temporada de 2002, disse o presidente da Liga, Saburo Kawabuchi.
``A França é a melhor do mundo, e a Inglaterra tem uma das melhores seleções graças, em grande parte, a sua estrutura de futebol juvenil. O Japão tem que fazer o mesmo se quiser competir em nível internacional'', disse.
Os franceses têm uma academia nacional em Clairefontaine, nos subúrbios de Paris, enquanto os clubes ingleses Manchester United, Liverpool e Arsenal vêm colhendo os frutos de suas academias nas últimas temporadas.
Kawabuchi confirmou que gostaria de ver o modelo implantado em todos os 16 clubes da primeira divisão e nos 12 times da segunda divisão, apesar de não estabelecer um prazo para que isso ocorra.