Salt Lake City - Após 17 dias de competições, resultados esportivos modestos e muita controvérsia, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, encerrou oficialmente neste domingo os XIX Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City.
"Declaro encerrados os XIX Jogos Olímpicos e, de acordo com a tradição, convido a juventude do mundo para outro encontro dentro de quatro anos, em Turin (Itália), nos XX Jogos Olímpicos de Inverno", disse Rogge na cerimônia final realizada no estádio Rice-Eccles.
Rogge agradeceu o "povo americano" por estas "duas semanas inesquecíveis" em Salt Lake City, capital do estado de Utah.
O presidente do COI destacou ainda "os grandes resultados e o espírito esportivo e fraternal dos atletas".
Rogge também agradeceu aos milhares de voluntários, organizadores e policiais que trabalharam para "oferecer ao mundo Jogos excelentes".
Em seu discurso de despedida, o presidente do Comitê Organizador de Salt Lake City, Mitt Rommey, disse que "uma espécie de magia esteve presente na cidade nos últimos 17 dias. Não esqueceremos isto jamais".
O final dos Jogos foi marcado pela expulsão de três esquiadores de fundo, incluindo dois campeões, por uso de doping. Estes jogos também serão lembrados pelas acusações de parcialidade dos árbitros da patinação artística, patinação de velocidade e hockey sobre o gelo, o que provocou severos protestos das delegações de Rússia e Coréia do Sul.
Rogge, um ex-cirurgião belga de 59 anos, que assumiu a presidência do COI em julho passado, no lugar do espanhol Juan Antonio Samaranch, enfrentará agora o desafio de organizar, em apenas dois anos, as Olimpíadas de Atenas 2004.
Apesar dos protestos contra a arbitragem e os casos de doping, os jogos também tiveram os seus heróis, como a croata Janica Kostelic e o norueguês Ole Einar Bjorndalen.
Kostelic, de 20 anos, conseguiu a façanha sem precedentes de conquistar as medalhas de ouro no slalom, combinado nórdico e slalom gigante.
Bjorndalen, de 28 anos, tornou-se o primeiro atleta a ganhar quatro medalhas de ouro em uma mesma Olimpíada de Inverno ao vencer no biatlon de 10km e 20km, no revezamento 4x7,5km e na perseguição.
A Alemanha terminou os Jogos na liderança do quadro de medalhas com 12 de ouro, 16 de prata e 7 de bronze, seguida por Noruega (11-7-6), Estados Unidos (10-13-11), Rússia (6-6-4) e Canadá (6-3-8).