Roma - A poeira da última rodada ainda nem baixou e a torcida italiana já está ansiosa pelos dois clássicos do próximo final de semana. Em um dos campeonatos mais disputados em anos, Inter de Milão, Juventus e Roma têm se revezado no topo da tabela. Apenas dois pontos separam o líder Inter do terceiro colocado, a Roma que, por sua vez, está a apenas um ponto do segundo colocado, a Juventus.
A Juventus faz uma curta viagem, de Turim até Milão, e enfrenta a Inter no sábado. A Roma faz o clássico local contra a Lazio, no Olímpico, domingo. A rodada pode alterar a colocação dos três na tabela.
Neste final de semana a Inter realizou clássico local e venceu o Milan por 1 a 0. O resultado não surpreendeu, pois o Milan não atravessa grande fase. O atacante da seleção italiana Christian Vieri marcou seu 18º gol no campeonato. “Não foi apenas uma vitória para mim”, disse Vieri nesta segunda-feira ao jornal Corriere Dello Sport. “Foi a vitória mais importante da temporada porque colocou a gente na liderança isolada da tabela. No final é sempre o time que ganha, não o indivíduo, e este resultado pode ser fundamental”.
No estádio San Siro, Vieri vai enfrentar o atacante francês David Trezeguet, que está apenas um gol atrás na corrida pela artilharia.
A Juventus venceu graças a um gol contra de Massimo Tarantino, do Bologna. O resultado deu novo ânimo para a ‘Juve’, que durante a semana havia perdido para o Deportivo La Coruña, pela Liga dos Campeões. “A partida contra a Inter pode ter efeitos para os dois lados”, disse Trezeguet. “Tínhamos que vencer (o Bologna) para mostrar que não há crise e agora podemos olhar para frente com mais otimismo”.
O técnico Marcello Lippi concordou que a sorte na vitória pode ter sido vital. “Foi um desempenho importante e a Juventus cresceu. Eu acho que este é o tipo de jogo que vence títulos”.
A Roma foi a única entre os três líderes que não venceu. O empate em 1 a 1 contra o Lecce decepcionou jogadores e torcida. Na mesma semana a Roma havia conseguido uma convincente vitória de 3 a 0 contra o Barcelona pela Liga dos Campeões.
“Ainda há muito a ser jogado pelo campeonato”, disse o zagueiro da Roma Christian Panucci. “Ainda estamos em posição de lutar pelo título e não vamos desistir. Ainda existem 27 pontos para serem disputados, e a disputa vai até o último jogo. A Inter e a Juventus estão na frente, mas a Roma ainda está viva e vai lutar para defender o escudeto, que seguramos com tanto carinho junto ao peito”.
No caminho da Roma está a Lazio, que enfrentou problemas com a torcida, mas neste final de semana derrotou o Venezia, que está na lanterna da tabela, mas a vitória deu mais uma injeção de ânimo na torcida.
O argentino Hernan Crespo, que marcou três gols domingo, poderá chegar a 100 gols em campeonatos italianos se marcar novamente na próxima rodada. A Lazio, em sétimo, está cinco pontos atrás da quarta colocada Bologna. Mas ainda luta por uma vaga na Liga dos Campeões. “Será o jogo do ano para nós”, disse o presidente da Lazio, que está desesperado para ver seu time na elite do futebol europeu.