Londres - Torcedores se aglomeraram nesta segunda-feira para pegar um autógrafo do técnico da seleção inglesa de futebol, Sven-Goran Eriksson. Nada de incomum nesta cena, exceto que desta vez ele não estava saindo de mais um treinamento, mas lançando uma campanha de prevenção ao câncer nos testículos. Com a participação de outras personalidades do futebol, a campanha tem o nome bem humorado de "Fique de olho na bola".
A incidência da doença aumentou sensivelmente nos últimos 25 anos e já atacou jogadores de futebol. Alan Stubbs, do Everton, Neil Harris, atacante do Millwall, Craig Forrest, do West Ham, e o ex-jogador do Chelsea e Tottenham Hotspur Jason Cundy, todos já lutaram contra o câncer testicular.
A doença ataca homens entre 18 e 35 anos de idade, principalmente. "Porque esta forma de câncer ataca homens na faixa etária dos jogadores de futebol, é muito importante saber os fatos, ser responsável e não hesitar em procurar ajuda médica", disse o treinador.
"Os exemplos de Alan Stubbs e Neil Harris, que conseguiram voltar a jogar depois de combater o câncer, são uma inspiração para a coragem e determinação de todos, e aconselho a todos envolvidos com o futebol inglês a participar desta campanha", disse o porta-voz da Associação de Futebol, Andrin Cooper.
A longa campanha "Fique de olho na bola" também é organizada pelo sindicato dos jogadores, Instituto de Pesquisas de Câncer, Pesquisa de Câncer do Reino Unido e pela rádio Talksport.