Barcelona - O ex-jogador e treinador do Barcelona, o holandês Johan Cruyff, lançou nesta segunda-feira o livro "Gosto de Futebol", no qual fala sobre sua experiência nos campos e como ensinar aos futuros craques como se portar em campo.
No livro, cuja renda será toda revertida para uma fundação que leva seu nome e cuida de crianças deficientes, Cruyff deixa claro que "o futebol consiste basicamente em duas coisas. Primeira: quando você está com a bola, deve ser capaz de passá-la corretamente. Segunda: quando te passam a bola, você deve ter a capacidade de controlá-la".
Em um dos capítulos dedicado às crianças, o ex-técnico defende que "o melhor método de ensinar o futebol não é proibir, mas guiar".
Durante o lançamento do livro, Cruyff aproveitou para criticar o atual estado do futebol que "deve voltar às origens para solucionar seus problemas", destacando que os dirigentes "devem pensar no bem do futebol" e separar as outras questões de origem econômica.
O holandês deixou claro que em nenhum momento disse que nunca voltaria ao cargo de treinador, garantindo que fica aborrecido com o futebol atual, porque estão pagando "muito por jogadores medíocres".