Belém - Depois do sucesso da competição de maratonas aquáticas, em que o Brasil venceu todas as provas, chegou a vez da natação, do pólo aquático, da natação sincronizada e dos saltos ornamentais no 36º Sul-Americano de Desportos Aquáticos, que vai desta quarta-feira até domingo, em Belém, no Pará, com o patrocínio dos Correios. O pólo aquático será o primeiro a cair na piscina com o jogo entre Argentina e Colômbia, no Clube Tuna Luso, às 9h. O Brasil disputa em seguida contra o Chile, a partir das 10h15.
A natação terá Gustavo Borges nas eliminatórias dos 200m livre, uma de suas principais provas, junto com Edvaldo Valério, a partir das 17 horas, no parque aquático da ESEF. Outras estrelas da natação brasileira como Rogério Romero, Eduardo Fischer, Luíz Lima, Kaio Márcio, Monique Ferreira e Nayara Ribeiro também estarão nas eliminatórias da primeira etapa. Dos 28 nadadores da seleção brasileira que está no Pará, 16 fazem parte da equipe que competirá no Campeonato Mundial em Piscina Curta, de 3 a 7 de abril, em Moscou, na Rússia.
A maioria está começando agora a fase de polimento, ou seja, o período de descanso que precede a competição. É o caso de Flávia Delaroli, de 18 anos, recordista sul-americana dos 50m livre em piscina curta e longa e uma das grandes revelações do país nos últimos anos.
Cassius Duran, César Castro, Juliana Veloso e Evelyn Winkler começam a saltar do trampolim da ESEF, a partir das 14h. Os homens disputarão o trampolim de três metros e as mulheres, o trampolim de um metro. Fernanda Monteiro defenderá o Brasil na prova técnica de solo, a partir das 16h, no Clube do Remo, com coreografia inspirada nos animais selvagens.
O 36º Sul-Americano de desportos aquáticos tem cerca de 500 atletas inscritos, de 12 países: Argentina, Aruba (convidada), Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.