Curitiba - O Atlético saiu de forma humilhante da Copa Libertadores. A goleada, por 5 a 0, para o América de Cali deixou todos abatidos e envergonhados. E a forma da desclassificação ficou ainda pior por se tratar do atual campeão brasileiro.
Fazia exatamente 14 anos que não acontecia uma eliminação de um campeão nacional logo na primeira fase da competição. O último a passar por esta vergonha foi o Sport (proclamado campeão brasileiro de 1987 pela CBF, embora o Clube dos Treze considere o Flamengo o campeão do ano), em 1988. O Rubro-Negro pernambucano fez uma campanha semelhante à do Atlético, somando apenas cinco pontos.
No ano anterior, o campeão São Paulo também foi eliminado na primeira fase, com apenas quatro pontos. O Coritiba, campeão de 85, foi eliminado na primeira fase da Libertadores de 86 com sete pontos e em segundo lugar de seu grupo.
Os jogadores atleticanos têm noção do que representou esta fraca campanha na Libertadores.
"Não passava pela cabeça dos jogadores perder o jogo contra o América. Ainda mais da forma que fomos derrotados. Agora, a Libertadores acabou e temos de pensar na Sul-Minas", lamentou o zagueiro Nem.
Para o meia Adriano, o Atlético até tentou um resultado melhor, mas a falta de competência falou mais alto.
"Não deu. Ficamos tristes porque lutamos até o fim e não conseguimos a classificação. Mas a equipe está bem. Uma pena foi a goleada humilhante, ninguém esperava. Nós não fomos à Colômbia para passear. Nosso objetivo era conseguir a vaga para a segunda fase, mas não deu. Infelizmente estamos fora da Libertadores deste ano", disse Adriano.
Mas, depois da goleada e a conseqüente desclassificação só resta mesmo lamentar.