Gaborone - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, fará uma segunda viagem à África, visitando oito países em cinco dias, de 5 a 10 de abril.
Blatter, que concorre à reeleição para o posto mais alto do futebol mundial, fará a inauguração de projetos fundados pela Fifa em Lesoto, Moçambique e Zâmbia, além de visitar Angola, Botsuana, África do Sul e Suazilândia.
O suíço recebeu esta semana o apoio do presidente da associação de Zâmbia, Evaristo Kasunga, que afirmou que o país votaria em seu favor no congresso da organização em Seul, no dia 29 de maio.
Blatter, que visitou a Costa do Marfim e o Senegal na semana passada, enfrenta o camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação de Futebol Africano (CAF).
Hayatou anunciou sua candidatura este mês, com apoio da Uefa, entidade que controla o futebol europeu. Hayatou esperava contar com apoio total na África, mas Zâmbia agora se junta à Libéria, Serra Leão e Zimbábue como países declaradamente em favor de Blatter.
Blatter estará em Angola em 5 de abril, depois visitará Zâmbia e Botsuana no dia seguinte. Em 7 de abril assistirá ao jogo entre Lesoto e Moçambique, em Maseru, antes de ir a Johannesburgo e Suazilândia em 8 de abril. A viagem incluirá ainda paradas em Moçambique e Malauí, segundo informações.