Galileu Galilei nasceu em Pisa, na Itália, em 15 de fevereiro de 1564 e foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo com grande importância na revolução científica.
Descobriu a lei dos corpos e proclamou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu não inventou o telescópio, mas em 1609, ao obter um composto de duas lentes em um tubo, ele logo construiu um capaz de aumentar três vezes o tamanho aparente de um objeto, depois outro de dez vezes e, por fim, um capaz de aumentar 30 vezes.
O trabalho de Galileu no refinamento do telescópio foi muito importante para as gerações seguintes, mas também acabou com a sua visão. Ele era fascinado pelo Sol e passou muitas horas observando a estrela, o que acabou lesionando muito as suas retinas. Esta foi a causa mais provável da cegueira quase total com a qual teve que conviver nos últimos quatro anos de sua vida. Por suas descobertas, alguns se referem a Galileu como o “pai da física moderna”. O astrônomo morreu em Florença, 8 de janeiro de 1642.