O americano Thomas Midgley nasceu em 18 de maio de 1889 e foi um engenheiro mecânico que também se dedicou à química. Ele desenvolveu o chumbo tetraetílico (TEL), aditivo para gasolina e clorofluorcarboneto (CFCs). Na época, foi elogiado por suas descobertas, mas hoje seu legado é visto como de grande impacto ambiental. Um historiador observou que Midgley "teve mais impacto na atmosfera do que qualquer outro organismo na história da Terra”.
A adição posterior de chumbo à gasolina acabou resultando na liberação de grandes quantidades do elemento na atmosfera, causando sérios problemas de saúde ao redor do mundo. O próprio Midgley sofreu de envenenamento por chumbo.
Aos 50 anos de idade, o cientista contraiu poliomielite e teve que ficar de cama pela deficiência física causada pela doença. Para poder se levantar quando necessário sem depender da ajuda de outras pessoas, ele desenvolveu um complicado sistema de cordas e polias. Infelizmente, mais uma vez, Midgley foi vítima de uma invenção. Aos 55 anos de idade, acidentalmente, ele ficou embaraçado nas cordas de sua cama e acabou morrendo por asfixia.