Vereadora transexual é candidata a deputada na Bahia

O que você entende por homofobia ou comportamento homofóbico?

É toda essa aversão, essa irritação, esse ódio que as pessoas sentem por outras quando percebem que são gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transexuais. Essa homofobia repercute muito na comunidade. Impedem que os GLBT estudem, trabalhem, tenham uma profissão, sejam inseridos no mercado de trabalho para terem uma vida mais tranquila como os héteros têm.

Há segmentos religiosos que apontam como certo o comportamento heterossexual. Eles entendem não pregar a homofobia ao defender seus princípios religiosos. Como você vê isso?

Existem algumas religiões que são fundamentalistas, que causam não somente estes problemas em relação à homofobia. Isso pode ser visto em Jerusalém, no conflito de Israel com a Palestina. São conflitos religiosos. Aqui no Brasil têm algumas religiões neo-pentecostais que destroem todo este diálogo que vai de encontro a alguma lei que vá nos proteger. Dessa forma, são a favor desta matança, deste extermínio de homossexuais. Lamentamos a postura, até porque há homossexuais que também são evangélicos e tendem a ser mais discriminados com toda esta força evangélica contra nós.

A dançarina ao lado de Ivete Sangalo. Leo Kret atuava no Grupo Saiddy Bamba, antes de entrar na vida política.

Terra