Dez hackers famosos e seus feitos

3. O francês do Twitter

François Cousteix, um francês de 23 anos, não pensou pequeno para se tornar célebre. Ele hackeou nada menos do que o homem mais poderoso do mundo: o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Na última quinta-feira, o Tribunal de Clemont-Ferrand, na França, condenou-o a cinco meses de liberdade vigiada por ter invadido a conta de Obama no serviço de microblogs Twitter, em 2009.

"Eu não sou um hacker, ou ao menos sou um hacker amável", alegou durante a prisão, argumento que não convenceu as autoridades francesas.

Conhecido como Hacker Croll, François conseguiu uma senha de administrador do Twitter graças a um programa que faz um ataque de força bruta, testando várias senhas de login até uma ser aceita. Assim, conseguiu acesso à conta de Obama, da estrela pop Britney Spears e de serviços como Fox News e Facebook. Informações confidenciais do Twitter, como a estratégia diante da concorrência com o Facebook, foram publicadas em um site de hackers.

A ação de François, confirmada por um dos fundadores do Twitter, Biz Stone, atraiu a atenção do FBI que colaborou com a polícia francesa para sua descoberta e captura, em março.

O jovem, que tem diploma de formação profissional em Eletrônica, se defendeu no julgamento alegando que não destruiu nenhuma informação e que o delito foi uma "ação preventiva para alertar os internautas" sobre a escolha de suas senhas de acesso. Não convenceu o tribunal, que aplicou uma sentença mais rigorosa do que a pedida pelo Ministério Fiscal, de apenas dois meses.

Novato, Hacker Croll conseguiu acesso à conta no Twitter de Barack Obama, Britney Spears e serviços como Fox News. Foto: Divulgação

Terra